Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

23 de novembro de 2023

Governador publica decreto que institui programa Educar para Inovar

Foi publicado, na manhã desta quinta-feira (26/10), o decreto nº 57.275, que institui o programa Educar para Inovar, coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict). O objetivo é capacitar professores e estimular os estudantes no desenvolvimento de competências e de habilidades que fomentem a inovação, a criatividade e o empreendedorismo com foco no mundo do trabalho, alinhadas ao exercício de cidadania.

Como parceiras, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) participará das definições de caráter pedagógico, e a Secretaria de Educação (Seduc) atuará como agente de orientação e de validação da implementação das propostas pedagógica e formativas, de acordo com as necessidades da Rede Estadual de Educação.

Conforme a secretária da Sict, Simone Stülp, este momento consolida uma conquista que é desenhada há muitos anos pela pasta, em consonância com a prioridade de unir educação e inovação.

— Não é possível falar de inovação sem falar de educação - e vice-versa. Os dois temas estão conectados, e o Educar para Inovar é importante para executarmos essa estratégia, que se alinha à do governo do Estado e,especificamente, ao Planejamento Estratégicoda Sict —, afirma a secretária.

O Educar para Inovar já era executado pela Sict, em forma de projeto, desde 2019. Em abril deste ano, tornou-se o primeiro programa estadual a conquistar o selo da Unesco.

Educar para Inovar é apresentado em Santo Antônio da Patrulha

Com a missão de ampliar o impacto do programa, a Sict tem apresentado o Educar para Inovar a prefeituras municipais. Na tarde de quarta-feira (25/10), o secretário-adjunto da Sict, Raphael Ayub, e a diretora de Gestão da Inovação da pasta, Paola Rücker Schaeffer, apresentaram o programa para o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo. O encontro ocorreu no Centro Administrativo. A intenção é implementar o programa na rede de ensino do município.

Nas próximas semanas, novas reuniões serão realizadas entre as equipes técnicas para alinhar o início dos trabalhos. Também participaram do encontro a secretária Municipal de Educação (Smed), Josélia Fraga, a diretora pedagógica da Smed, Maria Suzete Gross, e a coordenadora pedagógica, Juliana Milcharek

Fonte: Seduc

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir