Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Produtoras de todas as regiões de atuação da Cotrijal participaram

27 de novembro de 2023

DELEITE-SE 2023: encontro valoriza o papel das mulheres na pecuária leiteira

Por: Fernando Teixeira / FT Comunicação para Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Comprometida com a missão de fornecer informações de qualidade ao seu quadro social, a Cotrijal realizou nesta sexta-feira, 24/11, a terceira edição do Deleite-se. No evento, a cooperativa buscou destacar a participação e importância da mulher nas diversas tarefas da atividade leiteira e na construção de um setor leiteiro mais diversificado, inclusivo e sustentável.

Sob o tema "A bezerra nasceu, e agora?", a programação não apenas orientou as produtoras sobre os desafios iniciais, mas também reforçou o papel crucial delas na gestão e no desenvolvimento das propriedades.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, disse que é compromisso da cooperativa contribuir para o desenvolvimento das propriedades. “Reconhecemos que as mulheres desempenham papel fundamental em todas as fases da pecuária leiteira, e o Deleite-se é uma iniciativa que reforça essa importância e incentiva uma participação cada vez mais ativa”, destacou.

Já o vice-presidente, Enio Schroeder, fez referência à identificação das mulheres com a atividade, ressaltando o trabalho de amor e carinho realizado. “Elas vivem o dia a dia das propriedades leiteiras e veem na cooperativa uma parceira na busca de qualidade e renda”.

Informação de qualidade

Taiani Gayger e Victória Silvestri, do Departamento Veterinário da Cotrijal, abriram a manhã de palestras. Elas trouxeram informações práticas e estratégias essenciais para os primeiros dias de vida de uma bezerra, ressaltando a importância do cuidado desde o nascimento. “A bezerra de hoje é a vaca de amanhã, então todos os cuidados e manejos terão reflexos na produtividade lá na frente”, destacou Taiani.

“A força feminina na pecuária leiteira” foi a palestra conduzida pela produtora rural e influenciadora digital Glauci Pagnussat. Ela apresentou informações sobre a sua trajetória de vida e destacou a influência positiva e a força das mulheres na gestão das propriedades leiteiras, incentivando a busca por soluções inovadoras e sustentáveis.

O tema “Mulheres que fazem a diferença” foi abordado pela psicóloga e consultora Aline Dotta, que reforçou conceitos e movimentou a “mulherada”, ressaltando suas contribuições únicas para o setor. “É preciso, cada vez mais, aproveitar as oportunidades e trazer para a propriedade rural todo o conhecimento e paixão pelo que faz”, afirmou.

Parceria da Cotrijal

A produtora Jaqueline Cecconello, de Sertão, saiu encantada o evento e não mediu elogios ao trabalho da cooperativa. “Saio renovada. Todas as palestras trouxeram mensagens de incentivo, apoio e principalmente valorização da mulher”, comentou.

Neliane Ferreira Sebben Tiemann, de Soledade, destacou a qualidade das informações apresentadas no evento e a valorização da mulher. “Lá na propriedade quem trabalha sou eu, meu marido e meu pai, com 28 vacas em ordenha e um plantel de quase 50 animais. É um trabalho em família com o apoio dos profissionais da Cotrijal”, informou.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir