Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Luciano Bongarra e Eliana Bayer Foto: Bruna Santos

27 de novembro de 2023

Liberdade religiosa, inteligência artificial, erradicação da pobreza, violência contra mulheres e Oriente Médio são abordados em Conferência Global

O direito fundamental de uma pessoa praticar, professar e manifestar sua religião ou crença, tanto individual quanto coletivamente foi um dos assuntos enfatizados ao longo do evento, que ocorreu neste final de semana. O que falta é a liberdade religiosa, muitas pessoas ainda morrem por não poderem expressar a sua fé como querem. Precisamos seguir trabalhando juntos para conquistar isso”, relatou Luciano Bogarra, presidente do Parlamento e Fé, entidade argentina que organizou a conferência.

Além disso, a liberdade religiosa implica que ninguém deve ser submetido a coerção ou discriminação com base em suas crenças religiosas. A deputada estadual Eliana Bayer (Republicanos) foi a anfitriã do encontro e também falou sobre o tema: "Nós, parlamentares cristãos, representamos uma parcela muito significativa da sociedade gaúcha. Somos uma realidade posta que foi eleita para representar princípios e valores no parlamento. Infelizmente, por conta de nossa fé e crenças, por vezes sofremos discriminação e preconceito”. 

Eliana também declarou a importância de ser a favor do estado laico: “Há quem pense sermos contrários à laicidade do estado. Ledo engano! Embora nossas falas, gestos e ações estejam impregnadas por nossa confissão de fé, somos os maiores defensores do estado laico porque entendemos que só ele pode nos garantir a pluralidade de crenças, a coexistência harmônica e acima de tudo o respeito.”

Os cerca de 500 espectadores que passaram pelo evento puderam acompanhar ainda painéis e palestras sobre temas variados. As atividades iniciaram com uma palestra sobre ética aplicada à política contemporânea e seguiu com painéis que falavam sobre inteligência artificial, discutindo projetos de regulamentação no Brasil e na América Latina, erradicação da pobreza, com case da Besouro Fomento Social que realizou trabalhos em mais de 900 favelas do Brasil, entre outros.

A tarde iniciou com palestra sobre a influência do cristianismos na economia e teve continuidade com painéis sobre lideranças jovens, educação para o futuro e violência contra mulheres, que, comandado por Eliana Bayer, tratou sobre importância da união feminina para combater essa violência.

A última atração deste primeiro dia de conferência foi a senadora Damares Alves (Republicanos), que falou sobre a necessidade de haver políticas públicas mais fortes para crianças.

Já o segundo dia de evento tratou de temas como liberdade religiosa e o conflito entre Israel e Palestina. "Escute, discorde, mas nunca amordace a opinião contrária dos outros" foi umas das falas de destaque de Thiago Vieira, advogado e presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Religião, em sua palestra que iniciou a etapa final da conferência. Acompanhado por Jean Regina, também advogado e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Religião, e do vereador de Porto Alegre Tiago Albrecht (Partido Novo), trouxeram um debate sobre a liberdade religiosa.

Em seguida, o jornalista Tulio Milman explanou sobre as causas e os desafios do conflito entre Israel e Palestina, trazendo uma linha do tempo histórica sobre o tema. “O que se passa lá não é um choque entre esquerda e direita, é um choque de civilizações. É a incapacidade de as ditaduras aceitarem um governo democrático”, relatou.

Desde a abertura do evento, na sexta-feira (24), Eliana Bayer ressaltou que o Parlamento e Fé não é oposição ao estado laico e que seria um tempo de paz e respeito. O presidente do Parlamento e FéLuciano Bongarra, também destacou a importância destas mensagens que o evento traz.

Nomes como Guershon Kwasniewski, representante da confederação israelita do Brasil (CONIB), o deputado federal Marcel Van Hattem (Partido Novo) e a senadora provincial argentina Sandra Mendoza (Partido Democrata) também explanaram em painéis e palestras do evento.

Assim, a “UNR Global Conference” encerrou, neste sábado (25), com um balanço de todos os temas tratados ao longo do evento. A anfitriã Eliana Bayer finalizou agradecendo a participação de todos e demonstrando sua felicidade pela realização da atividade. “Esse é o grande estado democrático, onde vários pensamentos e ideias se uniram. A mensagem que nós deixamos é exatamente essa: reconciliação. O ciclo de palestras foi muito interessante, aprendemos muito, foi muito inspirador para todos nós. Eu deixo como mensagem final que nós precisamos evoluir como ser humano, para depois evoluir nas políticas públicas construtivas, respeitando os direitos de cada um”, encerrou.

Tivemos um evento maravilhoso. É extraordinário o que Deus está fazendo na vida de jovens e políticos que vieram falar sobre temas importantes” também concluiu Bogarra.

 

A próxima edição da conferência global acontece no México de 18 a 10 de fevereiro de 2024. Após, o evento volta a ocorrer no Brasil, de 8 a 12 de abril de 2024, no Rio de Janeiro. Mais informações podem ser acompanhadas no site https://parlamentoyfeinternacional.org/home/.

Fonte: Bruna Santos/ Jornalista

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir