Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Créditos: Una divulgação

28 de novembro de 2023

Localizada em Passo Fundo, torre residencial mais alta do Estado chega ao 40º pavimento

Já é notável na skyline de Passo Fundo a imponência da torre residencial mais alta do Rio Grande de Sul. O Chardonnay 257, empreendimento da Una Construtora, chegou ao 40° e último pavimento. O edifício com 140m de altura se destaca em meio aos prédios da cidade e além da altura, as curvas arquitetônicas são uma beleza à parte.

Conforme o Diretor de Engenharia da Una, Rodrigo Medeiros e Souza, a parte estrutural do prédio está 98% concluída. Até o momento foram utilizados 7800 m³ de concreto e 500t de aço e 120 prestadores entre funcionários e empresas terceiras trabalhando na obra que iniciou em abril de 2021. Em relação ao processo de construção, o Engenheiro Civil comenta que alguns desafios foram enfrentados ao longo da execução da obra. “Tivemos que adaptar junto a empresa que realiza as concretagens, o traço do concreto com um slump mais alto, para torná-lo mais fluído, possibilitando o bombeamento até os 140m. Ainda, foram realizados estudos de logística vertical para que as várias equipes fossem abastecidas com material simultaneamente ao longos dos 40 pavimentos, sendo que, um elevador cremalheira com uma velocidade maior foi comprado para atender a obra”.

Quando o assunto é altura, muitas dúvidas surgem em relação ao vento ou “balançar” do prédio. Quanto a estas questões, Rodrigo explica que diversos estudos são realizados antes do início da obra, como o teste do túnel de vento com um laboratório especializado, testes de carga e solo, cálculos de projeto, tudo para garantir a segurança na execução da edificação. “As normas vigentes permitem que a estrutura dos prédios movimentem dentro de parâmetros mínimos e calculados de acordo com os testes realizados, ou como as pessoas comumente dizem, que as estrutura trabalhe, sendo que isso é imperceptível para o morador”.

Além da estrutura a obra segue em ritmo avançado com questões de alvenaria, contra piso entre outros. O Chadornnay 257 é um empreendimento de alto padrão, com um apartamento por andar e uma área de lazer com mais de 2500m². A previsão de término da obra é maio de 2025.

 

Fonte: https://rduirapuru.com.br/localizada-em-passo-fundo-torre-residencial-mais-alta-do-estado-chega-ao-40o-pavimento/

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir