Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Participantes do DTG Noel Guarany nas modalidades individuais do Enart

29 de novembro de 2023

Entidade tradicionalista da UFSM ganha seis troféus no Enart

A etapa final do maior festival de arte amadora da América Latina aconteceu de 24 a 26 de novembro em Santa Cruz do Sul. O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) tem como objetivo a perpetuação, divulgação e preservação da arte e cultura popular gaúcha, representadas em diversas modalidades de expressão. Ao longo do ano, os tradicionalistas passaram por várias fases classificatórias, conquistando seu espaço na etapa final pela colocação em eventos regionais e inter-regionais.

A UFSM foi representada neste concurso pelo Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Noel Guarany, programa de extensão da universidade e entidade plena estudantil vinculada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho. Os integrantes apresentaram-se nas seguintes modalidades: danças tradicionais (força B), declamação feminina, declamação masculina, solista vocal feminino, causo gauchesco de galpão, violino ou rabeca, gaita botão até oito baixos e gaita botão de mais de oito baixos.

O montante de prêmios recebidos pelo DTG Noel Guarany é inédito: foram seis troféus que reconhecem a competência e a qualidade do trabalho desenvolvido na universidade. O terceiro lugar dos causos gauchescos de galpão foi alcançado por Cláudio Humberto Recchia Corrêa, servidor da UFSM; na modalidade violino ou rabeca, Leonardo Menin, graduando em Música, conquistou o primeiro lugar; na gaita de botão de até oito baixos, o primeiro lugar foi entregue à graduanda em Agronomia Karoline Longo.

Além disso, a invernada artística do DTG disputou a modalidade de danças tradicionais (força B) contra outros 40 grupos, vindos de diversas regiões do estado. Apresentando como temática a “Identidade Guarany”, na qual celebrou o legado artístico e cultural do patrono da entidade, exaltou a musicalidade e a arte difundida por Noel Guarany, para além da apresentação das danças tradicionais. No sábado (25), os dançarinos concorriam a uma entre as 20 vagas classificatórias para apresentarem-se novamente no domingo (26). Por essa realização, receberam o troféu de participação na finalíssima, tendo a oportunidade de continuar na disputa.

O resultado do comprometimento e da dedicação dos integrantes foi a conquista do prêmio de terceiro melhor grupo de danças tradicionais da força B do estado. Com este feito, o DTG Noel Guarany é a entidade que mais coleciona troféus no pódio desta categoria, tendo alcançado o terceiro lugar também em 2016 e o segundo lugar em 2017 e 2019. A chave de ouro que encerrou a participação da UFSM no Enart deste ano foi o recebimento do terceiro lugar no prêmio de entidade destaque – isto é, o DTG Noel Guarany foi a terceira entidade com a maior somatória de pontuação em todas as modalidades do festival.

Texto: Assessoria de Comunicação do DTG Noel Guarany

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir