Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

1 de dezembro de 2023

Jornal A Folha Recebe Homenagem do Legislativo Municipal

O Jornal A Folha recebeu Moção de Louvor do Poder Legislativo de Não-Me-Toque, pelos 31 anos de atividades.

Agradecemos a Charles Morais pela sua indicação, enquanto vereador, e ao Legislativo Municipal pela homenagem.

NOSSA HISTÓRIA

No ano de 1990, um grupo de empresários sentiu a necessidade de contar com um segundo veículo de comunicação impressa na cidade de Não-Me-Toque e convidou a jornalista Helaine Gnoatto, que veio de Sarandi (RS), para abraçar o novo projeto. Foi entregue a ela e ao jovem Ricardo Fernandes, a responsabilidade de tocar o jornal chamado O Estado, assumido de um editor que atuava na região. Os dois trabalharam em sociedade tocando o projeto com o apoio dos empresários, até o final ano de 1991, quando enfrentaram dificuldades, e o sócio Ricardo Fernandes decidiu vender sua parte para Roque Zart.

No dia 12 de dezembro de 1992, circulou a primeira edição do Jornal A Folha, assumindo uma identidade mais focada na realidade local.

A empresa, que se tornou familiar, recebeu novos investimentos e manteve o compromisso da sua origem: fazer jornalismo isento, comprometido com a verdade e com responsabilidade social.

Foi essa base e, muito trabalho, que fez com que o Jornal A Folha conquistasse credibilidade e grande aceitação no município de Não-Me-Toque e na região. No entanto, foi sua forma de fazer jornalismo participativo, que conquistou assinantes, leitores e anunciantes.

Com 30 anos completos de atividade, passou pelo processo mecânico de edição e impressão para o processo digital, mantendo o impresso em circulação.

A Folha sempre esteve atenta às novas tecnologias adotadas na medida que surgiram. Foi pioneira na região na introdução do computador para redação de textos (1991); na diagramação eletrônica, no ano de 1994; no uso de cores no jornal impresso (em 1995); no uso máquina fotográfica digital, no ano de 2005.

A presença nos meios digitais veio com a chegada da Internet em Não-Me-Toque. Foi o primeiro órgão de imprensa da região a disponibilizar um site de notícias: Jornal A Folha.jor.br, no ano de 2008. Já no ano de 2012, com seu próprio domínio, e adotando novas ferramentas digitais, lançou o site A FOLHA DO SUL.COM.BR, que conta com mais de 15 anos de conteúdo.

Hoje a empesa é multiplataforma, mantém impresso, digital e audiovisual, com jornal, site, canal no Youtube, rádio web e presença nas redes sociais.

Nas páginas do Jornal A Folha e no site A Folha do Sul estão registros históricos dos principais fatos acontecidos em Não-Me-Toque, contam a história do município e de sua gente, assim como em suas 1.500 edições, 30 livros (anos) e mais de 18 mil páginas.

São informações comumente utilizadas para pesquisas históricas, embasamento de projetos, trabalhos acadêmicos, entre outros.

A empresa também foi escola para diversos profissionais que se tornaram bem sucedidos em suas iniciativas pessoais, e que mantém com seus antigos empregadores, um relacionamento de respeito, amizade e até de negócios.

Os sócios Helaine Gnoatto Zart e Roque Zart sentem gratidão pelo apoio que tiveram dos empresários que incentivaram para que a empresa surgisse em Não-Me-Toque, e também, por todos que confiaram e confiam a divulgação de seus negócios. Da mesma forma, são gratos aos que, ao longo de todos esses anos consumiram seu produto, que é a informação.

HOMENAGEADOS

A sessão solene ocorreu no dia 24 de novembro, na ocasião, foram entregues oito Moções de Louvor, um Títulos de Cidadão Honorário, um título de Cidadão Benemérito e um título de Personalidade do Agro.

Moção de Louvor aos 8 anos da Associação Amigos da Vida.

Moção de Louvor ao Jornal A Folha pelos 31 anos de atividades.

Moção de Louvor aos 50 anos da Loja Maria.

Moção de Louvor aos 20 anos da Empresa Bruvi.

Moção de Louvor aos 30 anos da Foto Choks.

Moção de Louvor aos 50 anos do CTG Galpão Amigo.

Moção de Louvor a Padaria Schneider, pelos 50 anos.

Moção de Louvor aos 20 anos do Grupo Cavaleiros da Tradição.

Título de Cidadão Honorário de Não-Me-Toque ao deputado Ubiratan Antunes Sanderson.

Título de Cidadão Benemérito de Não-Me-Toque ao ex-prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa.

Personalidade do Agro a João Nelson Barboza.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir