Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Mapa de anomalia do modelo Icon da tarde desta segunda-feira | METSUL

5 de dezembro de 2023

Frente fria traz temperatura muito abaixo do normal para dezembro

A semana começou com temperatura muito abaixo do que é normal para esta época do ano no Rio Grande do Sul depois do intenso calor registrado na sexta-feira e durante parte do fim de semana, quando as máximas chegaram a ficar perto e na casa de 40ºC em algumas cidades.

A atuação de uma massa de ar mais frio combinada com a instabilidade associada a uma frente fria trouxe temperaturas máximas na tarde desta segunda-feira de 5ºC a 10ºC abaixo do que é normal para esta época do ano no Rio Grande do Sul com marcas muito amenas para os padrões do mês de dezembro.

Na zona Leste de Porto Alegre, por exemplo, a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Jardim Botânico acusou máxima nesta segunda de somente 22,4ºC. A marca ficou 7,6ºC abaixo da média máxima histórica de dezembro na capital que é de 30,0ºC.

Para se ter ideia, a máxima de hoje na capital gaúcha ficou perto da média máxima do mês de maio, que é de 22,6ºC. Fosse em julho, um dia com temperatura máxima 7,6ºC abaixo da climatologia significaria uma tarde com apenas 12ºC, o que é muito frio para o período da tarde mesmo em julho.

Outras cidades também tiveram marcas muito abaixo do que é normal para esta época do ano. Em Novo Hamburgo, na Lomba Grande, máxima de apenas 20,9ºC e ocorrida na madrugada. A marca ficou 8ºC abaixo da média histórica de dezembro.

Exceção de cidades do Noroeste gaúcho, quase todo o estado teve marcas hoje que não superaram 25ºC e ficaram em média entre 20ºC e 23ºC. Na Serra e Aparados, em geral, a temperatura não rompeu os 20ºC com máximas de apenas 17,1ºC em Canela; 17,8ºC em São José dos Ausentes; 18,6ºC em Cambará do Sul; e 18,9ºC em Bento Gonçalves.

A previsão da MetSul Meteorologia indica que a temperatura segue abaixo do normal para esta época do ano nos próximos dias no Rio Grande do Sul. Não há previsão de calor generalizado tão cedo no estado com marcas agradáveis predominando no resto da semana.

O que vai seguir também é a instabilidade ao menos até quinta ou sexta-feira com maior intensidade prevista para a quarta. O tempo não firma nesta terça no Rio Grande do Sul. Embora aberturas de sol ocorram em diferentes pontos do estado, especialmente na Metade Sul, ainda haverá abundante cobertura de nebulosidade no território gaúcho.

Vários pontos da Metade Norte devem ter chuva e garoa no decorrer do dia, mas as precipitações são mal distribuídas. Parte da instabilidade fraca pode avançar para pontos do Centro do estado. Da tarde para a noite, nuvens carregadas começam a ingressar pelo Noroeste. As máximas sobem mais do que ontem, mas ainda serão baixas para esta época do ano.

Fonte: https://metsul.com/frente-fria-traz-temperatura-muito-abaixo-do-normal-para-dezembro/ .

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir