Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto: reprodução X

7 de dezembro de 2023

Ar frio avança para o Brasil após trazer neve na Argentina em Dezembro

Uma massa de ar frio vai derrubar a temperatura e encerrar a sequência de dias com forte abafamento e elevada umidade desta semana no Rio Grande do Sul. A massa de ar frio vai influenciar o tempo em parte do Sul e do Sudeste do Brasil no final desta semana e no fim de semana com marcas muito mais agradáveis nos termômetros e noites relativamente frias em várias cidades.

Massas de ar frio nesta época do ano costumam ter trajetória marítima, ao contrário do inverno em que as incursões de ar polar se dão com uma trajetória continental, ou seja, pelo interior do continente. Com isso, os reflexos se sentem numa área menor no Brasil. Incursões de ar frio no fim do ano e no verão não costumam trazer temperatura muito baixa de dia, exceto em regiões serranas sob chuva, e as marcas nos termômetros são menores durante o período noturno com tempo aberto e ar seco.

O ar mais frio começa a ingressar pelo Sul do Rio Grande do Sul ainda na noite de hoje e vai avançar pelo estado gaúcho e parte do Sul do Brasil durante esta sexta-feira. Vai, na sequência, alcançar localidades do Sul e do Leste de São Paulo no fim de semana. Uma vez que a trajetória desta massa de ar é marítima, a sua influência será maior em cidades localizadas mais perto da costa, no Leste do Sul do Brasil e ainda no Sul e no Leste do estado de São Paulo.

Outra característica de incursões frias nesta época do ano é a curta duração em que se dá a influência no tempo. A temperatura declina com a chegada, mas logo ao ar frio na costa se afasta e ar mais quente vindo de Oeste e Noroeste volta a ingressar com uma rápida elevação da temperatura.

 

MASSA DE AR FRIO TROUXE NEVE NA ARGENTINA

Parte da massa de ar frio que avança para o Sul do Brasil trouxe neve na terça-feira no Sul do continente. Nevou em pleno mês de dezembro na cidade de Ushuaia, na província argentina da Terra do Fogo. Obviamente, a massa de ar frio não vai alcançar as latitudes médias do continente com a mesma intensidade e será responsável muito mais por um breve refresco do calor de verão que propriamente trará frio. Hoje, na Argentina, as mínimas na Patagônia ficaram entre 0ºC e 5ºC.

 

MÍNIMAS MAIS BAIXAS NO SUL DO BRASIL

A influência do ar frio será sentida já no amanhecer desta sexta no Sul gaúcho e fronteira com o Uruguai. A região da Campanha pode amanhecer nesta sexta com marcas de 12ºC a 13ºC em várias cidades, mas a madrugada do sábado será mais fria com mínimas tão baixas quanto 9ºC a 11ºC, o que é frio para os padrões de dezembro. Em Porto Alegre, a madrugada mais fria deve ser também a do sábado com mínima no Jardim Botânico ao redor de 14ºC ou 15ºC.

A média mínima histórica de dezembro na estação é de 19,4ºC. Em alguns pontos do Sul da capital e da Grande Porto Alegre pode fazer até 12ºC ou 13ºC. Nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Sul Catarinense, sob tempo mais aberto e ar mais seco, a madrugada de sábado tende a ser a mais fria com marcas em alguns pontos de 5ºC a 7ºC, não se descartando registros isolados menores.

Gramado deverá amanhecer com 9ºC ou 10ºC no sábado. Refresca bastante em Curitiba no fim de semana. A madrugada de domingo pode ter marcas de 13ºC a 14ºC na região da capital paranaense. Na cidade de São Paulo, a frente fria que precede o ar frio traz chuva nesta sexta. O fim de semana não terá mínimas muito baixas, embora bastante abaixo do normal para dezembro. As tardes é que devem ser muito agradáveis.

Fonte: https://metsul.com/ar-frio-avanca-para-o-brasil-apos-trazer-neve-na-argentina-em-dezembro/ .

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir