Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Divas ao Volante nasceu para curar cicatrizes de mulheres que enfrentam percalços para dirigir um veículo (Foto: arquivo pessoal)

12 de dezembro de 2023

DIVAS AO VOLANTE Conhecimento e empoderamento

Viviane Ferreira é mãe de três filhos, João Vitor, Clara e Ana Beatriz. É casada com Alex Bressan há 21 anos, filha de João Romeo Ferreira e Eloisa Ferreira. É proprietária e administradora da Oficina Romeu Ferreira, desde 2009, empresa familiar foi fundada pelo seu pai no ano de 1985.

—Desde meus 5 anos de idade acompanho o serviço do meu pai dentro da oficina. Sempre escutei ele me encorajar e dizer que a mulher tinha que ser independente, não depender financeiramente de um homem, ir em busca de informações e fazer por conta. Cresci assim, sendo educada para estar sempre à frente, para não depender de terceiros.

Atuando na oficina no setor administrativo, uma de suas funções era fazer o acerto na hora da entrega dos carros consertados.

—As mulheres pediam muitas informações, como por exemplo, o que tinha sido feito, qual era o problema, o que poderia ter ocasionado o defeito. Nestas conversas, senti que havia confiança, então, vi uma grande possibilidade e comecei a sondar essas mulheres sobre suas dores, dificuldades com relação aos carros e seu dia-a-dia—, relembra.

COMO SURGIU

Foi a partir dessas conversas que Viviane Ferreira pesquisou entre as mulheres o grau de interesse que teriam em palestras informativas sobre mecânica preventiva de veículos, e outras questões que as pudessem empoderar.

—Todas com quem falei responderam que a ideia era ótima e que teriam interesse de receber mais informações sobre o funcionamento mecânico de um carro, para em caso de necessidade, saber o que está acontecendo e onde procurar ajuda.

Viviane foi cultivando a ideia de realizar algo nesse sentido, para ajudar as mulheres, aproveitando seu conhecimento e amor que sente pela mecânica preventiva.

—Levar informações às mulheres e, com isso, deixá-las mais empoderadas, seria maravilhoso! Eu poderia ajudá-las a adquirir o conhecimento necessário para se sentirem segurança ao dirigir—, declara.

Depois do projeto no papel, em 2019, surgiu o convite de um amigo para executar. Assim nasce a empresa “Divas ao Volante”.

—Meu amigo, integrantes do Auto-Clube Veículos Antigos Passo Fundo-RS, comentou a vontade do grupo em fazer uma atividade diferente, para trazer mulheres dentro deste ambiente mais masculino. O convite foi um desafio para iniciar e a primeira apresentação do “Divas” foi no Veículos Antigos, para um grupo de 20 mulheres. Hoje, os grupos já podem ser maiores, devido a minha experiência com teoria e prática. Em seus cinco anos de trajetória, “Divas ao volante” vem crescendo e aperfeiçoando.

COMO FUNCIONA

O Divas ao Volante é um projeto teórico e prático de mecânica preventiva de veículo, juntamente com o conhecimento voltado para a simplificação do dia-a-dia da mulher, para oferecer mais segurança às motoristas.

Viviane explica que realiza uma abordagem focada nos itens da revisão preventiva e, num segundo momento, trabalha o autoconhecimento da mulher.

—Busco fortalecer a autoestima, a segurança, o seu poder, para não vacilar quando estiver no volante da sua vida e para dirigir com confiança. Esse trabalho proporciona a libertação de muitas crenças limitantes e paradigmas impostos pela criação e pela sociedade, no que se refere à mulher no volante—, define.

Por ser um projeto dinâmico, conforme a turma e as ações são desenvolvidas, Viviane Ferreira verifica a necessidade de intervir com dinâmicas de empoderamento, para vencer o medo de dirigir, quais são as barreiras e onde está a insegurança. O objetivo final é ver a mulher conquistar a autonomia no volante.

—Trabalhar o empoderamento completa o quebra-cabeça. O objetivo do Projeto Divas ao Volante é juntar mulher, mecânica e autonomia—, explica.

MINHA MÃE E A SUPERAÇÃO

Nos eventos que realiza, relata a história de sua mãe, que enfrentou muitas dificuldades para conquistar a habilitação de condutora.  Era outra época, não havia tanto conhecimento disponível como hoje, nem tantas mulheres dirigindo.

—Mas ela conseguiu, mesmo com os seus medos e até pânico.  Com base na dor da minha mãe, nas suas lágrimas, nasceu o Divas ao Volante, para curar cicatrizes de mulheres que enfrentam percalços para dirigir um veículo—, enaltece a empreendedora.

O trabalho de Viviane se inspira nas muitas mulheres ainda diminuídas no seu dia-a-dia, mulheres que realizam muitas atividades e, mesmo assim, passam invisíveis, despercebidas de sua importância aos olhos dos outros.

—Mulheres que precisam de ajuda para perceber que merecem ser valorizadas, porque têm um papel fundamental na sociedade, na família e no trabalho. A capacidade, a sensibilidade e a visão ampla da mulher fazem com que a vida ao seu redor flua de maneira mais leve. Eu me realizo em apresentar a essas mulheres o caminho do empoderamento.

TEORIA E PRÁTICA

As aulas são teóricas e práticas. Iniciam com a abordagem da mecânica preventiva, conforme a necessidade do grupo. Segue um workshop com experiências do dia-a-dia, que proporcionam suas vivências como mulher ao volante, e foca na ideia de libertação, na autonomia e na independência.

Na sequência as mulheres são levadas à prática no carro:

—Mostro na íntegra onde e como se faz. A palestra é feita em local possível para acessar um carro, que pode ser de alguma aluna, ou até mesmo o meu carro. Sempre é essencial ter um disponível, porque existem muitas diferenças entre os veículos, assim como entre as pessoas.

—Acredito que o “Divas ao Volante” é um norte, um caminho que faz a mulher perceber o poder em suas mãos. Dirigir com segurança faz com que a mulher transborde, crie sua própria libertação e realize as suas curas. O “Divas” é um trabalho diferenciado porque lança um olhar com amor para esta mulher com dificuldades ou traumas, que está no mercado de trabalho, em casa, ou em qualquer situação, ajudando-a ver o carro como um instrumento facilitador em sua vida.

 

REVISTA DIGITAL

SAÚDE & COMPORTAMENTO

https://online.fliphtml5.com/ynmuw/dleu/

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir