Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Elevação das temperaturas pode desenvolver problemas de saúde. - Foto: Freepik

13 de dezembro de 2023

Alerta sobre cuidados com a saúde em relação ao calor extremo nos próximos dias

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), divulgou nesta quarta-feira (13) um alerta à população em relação ao calor extremo previsto para os próximos dias no Rio Grande do Sul. A elevação das temperaturas pode desenvolver problemas de saúde, por isso é preciso redobrar os cuidados. Idosos, crianças e gestantes são alguns dos grupos com maior risco.

No âmbito da saúde, é considerado calor extremo quando a temperatura do ar fica mais alta que a temperatura média do corpo humano (em torno de 36,5°C). Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar quente ganha força nos próximos dias em grande parte do centro-sul do Brasil, com destaque para as temperaturas máximas do fim de semana, que podem passar dos 40°C.

Nessas situações, o corpo tenta fazer ajustes para regular a temperatura interna pelo suor e aumento das batidas do coração e da pressão arterial. Isso pode ocasionar quadros de cansaço, dificuldade para respirar e alteração na frequência e volume de urina. O calor, inclusive, pode levar à morte em virtude de ataques cardíacos e derrames causados pelo esforço de tentar manter a temperatura corporal estável.

A recomendação é que a pessoa busque atendimento médico se não se sentir bem ou se apresentar náuseas, taquicardias, tonturas, sensação de desmaio ou queimaduras solares. São grupos de maior risco crianças e idosos, assim como pessoas em condições específicas de saúde, como gestantes, pessoas com pouco condicionamento físico ou sobrepeso, com doenças crônicas, com deficiência mental ou problemas de saúde mental e acamados. Condições de moradia (com difícil acesso à água potável, em instituições de longa permanência, privadas de liberdade ou em situação de rua) e de trabalho (ao ar livre ou em ambientes fechados sem refrigeração ou ventilação adequadas) também podem gerar maior chance de problema com o calor.

Recomendações à população:

  • Beber água ou líquidos (sem álcool), mesmo que não tenha sede, e oferecer às crianças e idosos
  • Preferência para consumo de alimentos leves e frescos, como saladas e frutas
  • Usar de roupas leves, largas e de cores claras
  • Tomar banhos frios com frequência e antes de dormir
  • Abrir as janelas para que o ar circule, mas, se estiver mais quente fora do que dentro da edificação, fechá-las
  • Utilizar proteção solar (boné, chapéu, protetor corporal, camisa e óculos UVA/UVB)
  • Tentar permanecer em áreas frescas, na sombra ou em ambiente com ar-condicionado
  • Evitar toda e qualquer atividade física durante as horas mais quentes do dia (das 10 às 16 horas)
  • Não permanecer muito tempo dentro de um veículo estacionado

As pessoas que necessitam se expor ao calor extremo devido ao trabalho podem, como medidas adicionais de proteção:

  • Realizar os serviços a céu aberto ou ao ar livre preferencialmente em turnos com menor incidência solar
  • Inserir pausas durante a jornada de trabalho em locais com sombra para hidratação e descanso
  • Usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): vestimentas leves confeccionadas com tecidos adequados as atividades com exposição ao sol (com proteção contra raios UVA e UVB), chapéu ou boné
  • Usar repelentes tópicos, pois as temperaturas elevadas e a umidade facilitam a proliferação de mosquitos, incluindo o Aedes aegypti (transmissor de dengue, zika e chikungunya).

Onda de calor

Segundo o comunicado do Inmet, nos próximos dias, com o aumento das temperaturas e a presença de umidade será comum a formação de áreas de instabilidade, que podem provocar temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70km/h, granizo e chuva forte, principalmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Até a sexta-feira (15), nem todas as áreas podem ter máximas acima dos 35°C em função da maior nebulosidade e umidade, entretanto, o tempo fica muito abafado. No domingo (17), com a aproximação de uma frente fria, é esperado o pico do calor durante a tarde na maioria das regiões, com a influência do vento quente e úmido de noroeste, que vai favorecer a ocorrência de temporais.

Na segunda-feira (18), com o deslocamento da frente fria, aumento de umidade e a virada dos ventos de sul a sudeste, as temperaturas sofrem acentuado declínio, cessando a onda de calor, inclusive, trazendo temperaturas amenas para esta época do ano.

 Fonte: Secretaria de Saúde RS

TAGS: calor, cuidados, rs, saúde

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir