Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Experiência de conhecer uma base aérea, aeronaves como o helicóptero (foto) e o avião Caça A1, além de participar de uma cerimônia no grupo de artilharia, vão ficar para sempre na memória dos estudantes.

15 de dezembro de 2023

Alunos laureados da Escola Cívica vivem experiência na Base Aérea e no Regimento Mallet

Por Erick Krüger Kanofre

Ao plantarmos uma sementinha positiva, um dia colheremos um fruto positivo. Pensando nisso, os alunos da Escola Cívica Municipal de Ensino Fundamental Professor Iraldo Ângelo Borghetti que receberam alguma honraria por mérito neste ano letivo, seja aluno destaque, legião de honra ou estrela, ganharam como prêmio uma viagem de estudos à Base Aérea (FAB-SM/RS) e o 3º Grupo de Artilharia da Campanha Autopropulsado — Regimento Mallet, em Santa Maria.

Os alunos aproveitaram seu prêmio no dia 6 de dezembro, acompanhados pela diretora da Escola, Saionara Palharini, pelo voluntário e organizador da viagem, Rudi Rubens Weber, que é capitão da reserva do Exército Brasileiro. Além da Escola Cívica, a viagem foi compartilhada com alunos das Escolas Amália Kerber e Nossa Senhora de Lourdes, acompanhados por membro da direção do respectivo educandário.

Ao chegar na Base Aérea de Santa Maria, os alunos foram recepcionados pelos oficiais e direcionados a uma palestra para conhecer as formas de ingresso na FAB. Tomaram conhecimento que qualquer pessoa pode entrar na FAB, seja pela Academia da Força Aérea, pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar, pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica, pelo Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, pela Escola de Especialistas de Aeronáutica ou pelo Comando-Geral. Para isso, basta digitar nos meios de pesquisa e se informar sobre os requisitos.

Os oficiais que recepcionaram os estudantes apresentaram um pouco de cada uma das áreas das Forças Armadas do Brasil, mostrando que não existe somente o Exército terrestre.

A Base Aérea de Santa Maria foi criada em 1971 e já participou de diversas cenas do Rio Grande do Sul, como a participação intensa no salvamento das vítimas do incêndio na Boate Kiss, em 2013, e também nos desastres causados pelas chuvas neste ano, que afetaram diversas regiões do nosso estado.

Os estudantes de Não-Ne-Toque puderam ver que a Base Aérea de Santa Maria está sempre em treinamento para alguma guerra e sempre está ajudando nosso Brasil, por meio dos salvamentos, seja com aviões ou helicópteros.

Outra oportunidade na FAB foi conhecer de perto um helicóptero e um avião Caça, o A1, de alta tecnologia.

Regimento Mallet

Além da Base Aérea, fez parte do roteiro a visita ao 3º Grupo de Artilharia da Campanha Autopropulsado — Regimento Mallet, ao qual são encaminhados os jovens alistados de Não-Me-Toque. No museu, um item muito especial: a carta convite de almoço de congregação para a Força Expedicionária Brasileira, pela vitória na Europa ao final da 2ª Guerra Mundial — Carta original de 13 de maio de 1945.

Antes da despedida, foram premiados pela participação em um evento muito especial, a formatura de despedida do ex-combatente da 3ª Divisão de Exército de Santa Maria (AD/3), na presença de todos os pelotões militares do Regimento, participação especial do grupamento “Boi de Botas” representado com o 1º uniforme do Exército Brasileiro e um tiro de salva de um blindado ao ex-comandante.

O Regimento Mallet leva este nome por ser o guardião dos restos mortais do Patrono da Arma de Artilharia Brasileira, Marechal Emílio Luís Mallet.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir