Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Banco de Imagens/ Cães podem sofrer com uma condição chamada intermação ou insolação, causada pelo calor excessivo

15 de dezembro de 2023

Saiba como evitar a intermação em cães, condição grave provocada pelo calor intenso

As ondas de calor intenso afetam a todos nós, humanos, mas é preciso ter uma atenção especial com os cães pois eles podem sofrer com uma condição chamada intermação ou insolação, termo usado para caracterizar o aumento excessivo da temperatura corporal, podendo ultrapassar 40oC.

Divulgação - Elanco
Tatiana L. R. Pavan, médica-veterinária e consultora técnica da Elanco.

“Embora os cães tenham glândulas sudoríparas nas patas, elas pouco auxiliam a regular a temperatura e, por isso, é importante lembrar que os cães, diferentemente das pessoas, não transpiram para dissipar o calor excessivo. Eles dissipam o calor por meio da respiração, ficando ofegantes. No entanto, isso pode não ser o suficiente para controlar o superaquecimento e baixar a temperatura'', explica Tatiana L. R. Pavan, médica-veterinária e consultora técnica da Elanco.

Entre os principais sintomas da intermação estão o batimento cardíaco acelerado, cansaço, fraqueza, indisposição, inquietude, hipersalivação, respiração mais ofegante que o normal e, em casos mais graves, vômitos, urina com coloração mais escura, edema pulmonar, parada cardíaca e até coma e morte.

A Elanco Saúde Animal, empresa referência no desenvolvimento de soluções para a saúde e bem-estar de animais de companhia e de produção, aponta nove pontos de atenção para evitar o problema. Confira:

  1. Mantenha o animal em local com sombra e circulação de ar constante;
  2. Nunca deixe o animal sozinho dentro do carro;
  3. Evite atividades físicas nos horários mais quentes e para os passeios, escolha períodos mais frescos do dia;
  4. Forneça água fresca à vontade: coloque diversos potes de água para que o pet tenha mais estímulo para se hidratar. Em caso de passeio, leve água com você.
  5. Troque a água das vasilhas com frequência para garantir que esteja sempre fresca e limpa (vale colocar alguns cubos de gelo nos potes)
  6. Ofereça frutas, como melancia e banana congeladas
  7. Ofereça brinquedos e petiscos gelados para que o cão possa se refrescar e se divertir ao mesmo tempo
  8. Permita que seu pet se refresque com um banho frio, deixe que ele brinque na água para espantar o calor.
  9. Redobre a atenção com cães de raças que tem subpelos como Akita, Pequinês, Collie, Chow Chow, Husky Siberiano, Samoieda e Lulu da Pomerânia. Eles têm mais dificuldade em dissipar o calor e ficam mais suscetíveis à insolação.

 

Segundo Tatiana, a intermação é menos frequente em gatos, mas não devido a uma condição fisiológica privilegiada, mas por não passearem tanto nas ruas. “Os gatos são menos predispostos à insolação, mas é importante fornecer água fresca à vontade e se certificar de que o animal está em local de sombra e bem arejado”, pontua.

A profissional destaca ainda que é fundamental levar o pet para consultas regulares com um médico-veterinário de confiança e, caso o tutor note alguma alteração no comportamento do animal ou um dos sintomas acima descritos, ele deve buscar o atendimento veterinário o quanto antes.

Outro alerta que Tatiana faz é sobre a prevenção aos parasitas mais comuns do calor, como os carrapatos e pulgas. “Além do desconforto provocado pela coceira intensa, os carrapatos e pulgas podem transmitir doenças graves e potencialmente fatais, inclusive aos humanos”, frisa. A Elanco possui soluções que podem ser indicadas conforme a necessidade e perfil do animal e do tutor, como o comprimido mastigável Credeli™, que garante uma proteção mensal contra carrapatos e pulgas em cães e CredeliTM Gatos para pulgas em gatos e a coleira Seresto™, que oferece proteção contínua contra pulgas e carrapatos em cães e pulgas em gatos por até 8 meses. “Para os tutores que optam por SerestoTM, vale lembrar que a coleira não precisa ser removida durante o banho, pois é resistente à água”, orienta.

“A Elanco tem um sólido compromisso com a saúde e o bem-estar dos pets e trazer informações assertivas e relevantes para os tutores é uma das responsabilidades. Nossa missão é contribuir para que mais de 40 milhões de pets recebam cuidados melhores por meio do trabalho com médicos-veterinários e responsáveis”, conclui.

Para saber mais sobre como cuidar melhor dos pets, acesse www.meupet.elanco.com e acompanhe nossas mídias sociais @elancopetsbr (Instagram) e Elanco Brasil (Linkedin).

 

Sobre a Elanco 

A Elanco Animal Health (NYSE: ELAN) é líder global na área de saúde animal e se dedica a inovar e fornecer produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e animais de companhia, agregando valor ao trabalho de produtores, tutores, médicos-veterinários e da sociedade como um todo. Com quase 70 anos de tradição no setor, estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a melhorar a saúde dos animais sob seus cuidados, além de causar um impacto significativo em nossas comunidades locais e globais. Na Elanco, somos movidos por nossa visão – Alimento e Companheirismo enriquecendo a vida – e nossa estrutura de responsabilidade social – Elanco Healthy PurposeTM – tudo para melhorar a saúde dos animais, das pessoas e do planeta.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir