Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Solstício de verão no Hemisfério Sul (Fonte: Marcos Calil/Momento Astronômico)

15 de dezembro de 2023

Vem aí o solstício de verão

No calendário está marcado que o verão 2023/2024 começa no dia 22 de dezembro. Neste dia, às 00h27, o Hemisfério Sul passa pelo solstício de verão.

solstício é um momento, com dia hora, minuto e segundo muito bem calculados pelos astrônomos e está relacionado exclusivamente com o movimento da Terra ao redor do Sol.

Solstício de verão e de inverno

solstício ocorre duas vezes por ano, em junho e em dezembro. Em junho, ocorre o solstício de verão no Hemisfério Norte e o polo norte tem a maior inclinação para o Sol, fica iluminado por seis meses. Agora, em dezembro, no dia 22, será vez do Hemisfério Sul ter o solstício de verão, quando o polo sul ficará com máxima inclinação para o Sol.

No verão no Hemisfério Sul, o polo sul fica seis meses com sol. Mas o verão no continente Antártico começou lá no início da primavera, em 22 de setembro e prossegue por seis meses, até março. Então, até por volta do dia 20 de março, quando termina o verão no calendário civil e começa o outono, o sol fica acima da linha do horizonte lá na Antártida. São seis meses de dia! Não tem noite! Isso ocorre também no verão no polo norte.

O sol parado

Pode parecer estranho, mas astronomicamente o solstício é o ponto máximo do verão.

A palavra solstício, vem do latim,  pode ser  traduzida como “sol parado”. Uns dias antes e uns dias depois do solstício, a posição do sol para quem está vendo na superfície terrestre não muda muito e por isso essa impressão de que está parado.

Mas não está! Com o decorrer do verão, a medida que os dias passam e vamos nos aproximando do outono,  no fim de março, a altura do sol no horizonte vai ficando cada vez menor, o caminho do sol aparente vai ficando mais baixo no horizonte.

No dia do solstício de verão, que em 2023 ocorre no dia 22 de dezembro, às 00h27 (horário de Brasília), o Sol atinge a máxima distância em relação aos pontos cardeais leste e oeste.

É no verão que o Hemisfério Sul recebe a sua maior dose de sol ao longo do ano, especialmente em dezembro e em janeiro, que são as semanas mais próximas do solstício de verão no Hemisfério Sul.

Quem mora nos estados do Sudeste, do Sul e nas áreas mais ao sul do Centro-Oeste percebe que o sol está nascendo mais cedo e se pondo mais tarde. Os dias estão mais longos. São mais horas de sol para esquentar o ar, para a manter as temperaturas elevadas.

 

Confira o horário do nascer e do por do sol em alguns locais da América do Sul, no dia 22/12/2023, dia do solstício de verão no Hemisfério Sul, no horário de Brasília.

 

Ushuaia (extremo sul da Argentina)

17 horas e 20 minutos de dia claro

 

nascer do sol: 4h51

pôr do sol: 22h11

 

Porto Alegre (RS)

14 horas e 5 minutos de dia claro

 

nascer do sol: 5h20

pôr do sol: 19h25

 

Rio de Janeiro (RJ)

13 horas e 33 minutos de dia claro

 

nascer do sol: 5h04

pôr do sol: 18h37

 

Belém (PA)

12 horas e 12 minutos doe dia claro

 

nascer do sol: 6h06

pôr do sol: 18h18

 

 

Curiosidades

O solstício é um momento, com dia, mês, hora e segundo muito bem determinados por cálculos astronômicos. Não é um período. Então, não é correto dizer “entramos no solstício”. Você pode dizer passamos (com a ideia de um momento) pelo solstício de verão (de inverno) e entramos (ideia de um período que vai se prolongar) no verão (inverno).

 

Duração do dia

É no solstício de verão que temos o dia mais longo, o maior número de horas de dia claro e  a noite mais curta. No solstício de inverno ocorre o dia mais curto e a noite mais longa.

 

Dia da menor sombra no chão

Faça a experiência: ao meio-dia real, pegue um cabo de vassoura ou qualquer objeto que pareça uma vara. Finque a vara no chão, de forma que fique reta, perpendicular ao chão. No dia do solstício verão veremos a menor sobra da vara no chão. Já no solstício e inverno, que ocorre em junho, obtemos a maior sombra possível.

 

Fonte: https://www.climatempo.com.br/noticia/2023/12/15/vem-ai-o-solsticio-de-verao-3251

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir