Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Foto: Cleuza Noal Brutti – Emater/Rs-Ascar

18 de dezembro de 2023

Semeadura da soja chega a 84% no Rio Grande do Sul

A semeadura da soja prosseguiu em um ritmo mais lento que nas últimas semanas, influenciada pela elevada umidade no solo e pela recorrência de chuvas em parte do Estado, especialmente ao Norte. No entanto, mesmo nessas áreas de maior volume acumulado, de acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar no dia 14 de dezembro, houve a possibilidade de realizar a semeadura em pequenas janelas temporais. A área já plantada no Rio Grande do Sul evoluiu para 84%, mas segue em atraso em relação à média dos últimos cinco anos e próxima à semeada no ano passado, nessa mesma época.

As lavouras semeadas entre o final de outubro e a primeira quinzena de novembro apresentam boa recuperação no crescimento, contudo, ainda exibem caules finos e folhas basais de tamanho reduzido. No caso das lavouras semeadas a partir de 15 de novembro, observa-se emergência mais uniforme e desenvolvimento inicial das plantas dentro da normalidade, com folhas bem desenvolvidas desde o momento da emergência.

Em termos fitossanitários, os produtores estão fazendo o monitoramento da infestação de ervas daninhas nas lavouras, dada a condição climática favorável para o seu desenvolvimento. O monitoramento de doenças também é constante, concentrado especialmente na ferrugem asiática.

As plantas de germinação espontânea, oriundas de grãos perdidos na safra anterior (guaxas), que apresentam sintomas da doença, foram encontradas em várias regiões do Estado e com maior frequência na Centro Oeste. Os esporos do fungo estão presentes nos coletores do Programa Monitora Ferrugem desde o início do monitoramento, em outubro. Alguns produtores já estão iniciando os protocolos de aplicação de fungicidas em razão da proximidade do fechamento das entrelinhas nas primeiras lavouras implantadas.

O valor médio da saca de 60 quilos, de acordo com o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, reduziu 0,96%, quando comparado à semana anterior, passando de R$ 139,97 para R$ 138,63.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

TAGS: semeadura, rs, soja

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir