Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Jovens participaram de missão agro e cerimônia de entrega de certificados

18 de dezembro de 2023

Supernova: Cotrijal forma turma de 2023 do programa de jovens

Sorrisos no rosto e muitas ideias em mente. Assim foi o encerramento da turma de 2023 do programa Supernova, iniciativa de formação de jovens rurais da Cotrijal. Nos dias 13 e 14 de dezembro 60 jovens participantes do projeto realizaram uma missão agro, visitando espaços como o Hub Aliança em Passo Fundo, a fábrica da Stara, uma propriedade modelo e a Unidade de Beneficiamento de Sementes da Cotrijal, em Não-Me-Toque. A programação foi encerrada com a cerimônia de entrega de certificados e comemoração.

“Há 11 anos somos a maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul e com o intuito de seguir crescendo que criamos esse programa. O Supernova é a oportunidade para que os jovens e a cooperativa se desenvolvam juntos, constituindo um futuro promissor para cada propriedade, para o cooperativismo e para o agro”, afirmou o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.

Além dos alunos e da direção da cooperativa, também participaram da solenidade alguns gerentes de unidades da Cotrijal, familiares e amigos dos estudantes. Para o vice-presidente da cooperativa, Enio Schroeder, o conhecimento adquirido pelos jovens fará a diferença nas propriedades.

“Aquela concepção de que o jovem não quer nada com nada, que é difícil de lidar e que a sucessão é complicada, é um pensamento ultrapassado. O jovem de hoje está sedento por conhecimento e disposto a inovar e participar ativamente. Mas para isso precisamos compartilhar nossa experiência e dar oportunidade para que eles se desenvolvam e coloquem suas ideias em prática”, declara o dirigente.

Incentivo para permanecer no campo

Entre os supernovers – apelido dado para os integrantes do programa – o sentimento não é de encerramento, mas sim de início de um novo capítulo. Muitos já estão em processo de sucessão rural e reforçaram seu compromisso com o agro, enquanto outros estão apenas começando a dar seus primeiros passos como participantes do negócio familiar.

“Minha experiência com o Supernova foi muito gratificante, os estudos nos ajudaram muito, tanto que já passei a aplicar na nossa propriedade, algumas coisas que aprendi nas aulas. E eu fico realizada vendo tantas meninas participando do curso, porque nós temos tanto potencial quanto os homens”, comenta a jovem produtora rural de Muitos Capões, Talissa Favretto.

E o curso também foi uma oportunidade para que os pais percebessem o potencial de seus filhos, os incentivando tanto nos estudos quanto nas atividades rurais. “Acompanhei as aulas ao lado do meu filho e fiquei impressionado com a qualidade das informações. O Supernova é muito bom pois ajuda a incentivar o jovem a ficar na propriedade, tenho certeza que contribuiu para o futuro da nossa propriedade”, expressou Airton de Lima, pai de Kauan de Lima, de Cruzaltinha.

Conteúdo de qualidade

As atividades da turma iniciaram em 4 de julho de 2023, com mais de 140 inscritos. O curso, elaborado em parceria com a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), totalizou 82 horas de carga horária. Foram aulas, palestras online, e workshops de diversos temas, como inovação no agro, mudanças climáticas, comunicação assertiva, governança na propriedade rural e empreendedorismo.

“Junto à Cotrijal, fizemos o melhor em termos de conteúdo teórico, mas para além disso trabalhamos importantes reflexões sobre como se preparar para o futuro, provocando questionamentos do que é necessário para que eles possam seguir se desenvolvimento. E sem dúvidas eles precisarão de parceiros relevantes para levar a frente seus sonhos e objetivos”, compartilhou o professor da Escoop, Dieisson Pivoto.

Sobre o programa Supernova

A iniciativa promove o desenvolvimento dos jovens rurais ligados ao quadro social da Cotrijal, estimulando o interesse na sucessão familiar. Iniciado em 2021, desafia o jovem a buscar inovações e soluções criativas e sustentáveis, em prol da perenidade do negócio rural e do fortalecimento do cooperativismo.

 

Por Laura Coutinho | Assessoria de imprensa da Cotrijal

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir