Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Foto: Marcos Kohlrausch - rede social

2 de janeiro de 2024

Milho encerra 2023 com perda anual de 30% na Bolsa de Chicago

Os preços futuros do milho na Bolsa de Chicago encerraram na sexta-feira (29/12/23) com valores quase 30% menores que os do início de janeiro. Este foi o pior desempenho do cereal em um mesmo ano desta década, declínio anual mais acentuado desde 2013.

As colheitas no Brasil e nos Estados Unidos ajudaram a compensar as perdas da safra argentina. Agora, no final do ano, a melhoria das chuvas da Argentina permitiu aos agricultores bons progressos na semeadura do milho, embora haja dúvidas quanto às condições do Brasil.

De acordo com o Farm Progress, “a colheita inesperadamente grande nos EUA e uma concorrência acirrada no exterior têm sido enormes obstáculos nos últimos meses”. A projeção é de que “as exportações precisarão aumentar significativamente para mover o ponteiro em uma direção mais otimista no futuro”.

Cenário para 2024

Segundo análise da Agrinvest Commodities, o cenário para o milho em 2024 é bastante incerto. Ainda há dúvidas a respeito de qual será o tamanho da área plantada. A última pesquisa da consultoria indicou que as vendas de sementes estão 22 pontos abaixo da média dos últimos 3 anos. Além disso, deve ocorrer um aumento da área plantada de sorgo. Soma-se a isso a perspectiva de redução de investimento e atraso que reduzirão a produtividade.

Em relação às exportações, os custos logísticos serão maiores e a Argentina terá bastante milho para vender. Outra dúvida é em relação ao dólar, se continuará se desvalorizando ou não, pois a reforma fiscal, taxas de juros e volumes de exportações serão impulsionadores da moeda brasileira.

Em 2024, é possível que os mercados agrícolas enfrentem uma oferta mais restrita devido aos efeitos adversos do El Niño.

Fonte: Reuters

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir