Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

3 de janeiro de 2024

Sessões deliberativas voltaram a ocorrer na antiga sede do Parlamento

Após 56 anos, em 2023 as sessões deliberativas do Parlamento gaúcho voltaram a ocorrer no Memorial do Legislativo —primeira sede do Parlamento—, na Rua Duque de Caxias, 1.029. A mudança foi necessária devido à reforma do Plenário 20 de Setembro, no Palácio Farroupilha. Ela provocou mudanças nas atividades e marcou o segundo semestre, quando momentos da história foram rememorados pelos deputados da 56ª Legislatura durante votações, realização de homenagens e outras atividades no Plenário Bento Gonçalves, localizado junto ao Casarão da Duque, como também ficou conhecido o local.

O plenário Bento Gonçalves vinha sendo utilizado para a realização de sessões solenes e especiais, seminários e simpósios, mas em 2023 também abrigou debates e apreciações de matérias, tornando necessárias adaptações nas atividades para que as mesmas ocorressem no espaço, com menor capacidade de abrigar o público e servidores. E em novembro o Memorial promoveu o Seminário Centenário da Revolução de 1923. Junto, houve o lançamento de duas obras alusivas ao evento: "Centenário da Revolução de 1923" e "Revolução de 1923 no RS: guia de fontes documentais".

No dia 21 de dezembro, o Memorial do Legislativo foi outorgado pelo IHGRGS, no Palácio Piratini, com a Medalha do Centenário da Revolução de 1923 - Pacto de Pedras Altas, como forma de reconhecimento e agradecimento pelo empenho na preservação da história gaúcha, em especial durante o ano das comemorações do Centenário do fato histórico. A coordenadora do Memorial do Legislativo, Débora Dornsbach Soares, saúda colegas e colaboradores pelo empenho, a fim de que fosse possível o cumprimento das metas da melhor forma possível.

— Agradecemos também às instituições parceiras que nos apoiam na produção de pesquisa sobre a história gaúcha, em especial ao IHGRGS e à UFSM, bem como, pela gestão do deputado Vilmar Zanchin, manifestando votos para que a gestão de 2024 também tenha muito sucesso —, complementa, em vista do êxito das iniciativas do ano.

O Memorial reúne um amplo acervo documental do Rio Grande do Sul, além de desenvolver o projeto Visitas Guiadas e disponibilizar à sociedade ferramentas que facilitam a pesquisa e o acesso a informações e a documentos históricos.  No Casarão fatos marcantes ocorreram, como a sessão permanente durante o Movimento da Legalidade. O Memorial ainda se dedica à edição de publicações. O acervo pode ser consultado no endereço https://ww2.al.rs.gov.br/memorial/Acervo/tabid/6351/Default.aspx.

Publicações Lançadas

Centenário da Revolução de 1923 - Livro digital de mais de 700 páginas que foi elaborado em colaboração entre a Assembleia Legislativa (Memorial do Legislativo) e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, abrangendo mais de 700 páginas. Sua estrutura compreende uma primeira parte na qual são apresentados artigos que fornecem o contexto histórico da Revolução de 1923. Na segunda parte, são incluídos anexos que contêm um caderno de imagens e seleções de sessões plenárias realizadas durante aquele período turbulento no estado. Por fim, o livro traz a mensagem de encerramento de Borges de Medeiros à Assembleia dos Representantes e o projeto de intervenção no estado apresentado pelo senador Soares dos Santos.

Revolução de 1923 no RS: guia de fontes documentais - Obra digital colaborativa entre várias instituições de memória localizadas no centro histórico de Porto Alegre, incluindo a Assembleia Legislativa, o Museu de Comunicação, o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. O objetivo principal deste projeto é tornar a documentação relacionada à Revolução de 1923 no estado mais acessível e visível, fornecendo um recurso específico de pesquisa para investigações. O trabalho faz parte da série "Guia de Acervos " e é o número 2 dessa série.

Fonte: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir