Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Priorizar a saúde mental é o objetivo da campanha Janeiro Branco Foto: Divulgação

4 de janeiro de 2024

Janeiro Branco: a saúde mental merece atenção e cuidado

Priorizar a saúde mental é o objetivo da campanha Janeiro Branco
Foto: Divulgação

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Esse autocuidado é necessário e essencial para enfrentar os desafios do dia a dia

Janeiro, período de férias e também momento em que as famílias aproveitam para descansar das atividades laborais. No entanto, o descanso, muitas vezes, não inclui o olhar para a saúde mental. A campanha Janeiro Branco vem com o propósito de alertar a importância de que a mente, assim como o físico, requer cuidados especiais, e que é imprescindível colocar esse tema em evidência para enfatizar a educação preventiva na promoção do autocuidado.

Saúde mental é, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo, que dá condições para ele desenvolver suas habilidades pessoais para responder aos desafios propostos pelo dia a dia e contribuir com a comunidade.

—Entendemos que saúde mental é um equilíbrio entre os pensamentos e emoções, que envolvem não somente a si, mas também o meio em que está inserido. Por isso, saúde mental vai além de questões somente psicológicas, há também fatores biológicos e sociais envolvidos nesse bem-estar—, explica a psicóloga do Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), ​Lisiane Rebeschini Via Piana

No começo de um novo ano, é oportuno colocar na lista de prioridades o cuidado com aquilo que vive dentro de cada um e que também, reflete no outro, a partir das ações de cada indivíduo.

—Nesse sentido, traçar estratégias sobre aspectos do dia a dia que podem nos levar ao desequilíbrio emocional é uma forma de prevenção e auxilia no fortalecimento do autocuidado—, observa a psicóloga, enfatizando a importância de um profissional capacitado para auxiliar neste processo.

—A busca por um profissional habilitado permite um espaço seguro e ético para passar a limpo partes passadas da história que são fruto de sofrimento, tristezas, medos e angústias, ressignificando vivências difíceis e dolorosas e possibilitando uma compreensão maior sobre si—, aconselha Lisiane.

A saúde mental deve ser prioridade durante o ano todo.

—A saúde mental é algo que precisa ser reforçado de forma permanente, em virtude disso, podemos, a partir de algumas dicas, tornar esse autocuidado um hábito, incluindo desde os cuidados com a alimentação, passando pelas relações sociais, diminuindo o tempo nas redes sociais e telas, e priorizando uma boa noite de sono—, ressalta a psicóloga do CTCAN.

Confira 7 dicas para cuidar da saúde mental:

1 - Separe um tempo para curtir as possibilidades que a vida oferece de melhor
2 - Se afaste de situações que podem gerar emoções negativas
3 – Tenha uma alimentação balanceada. Prefira sempre alimentos saudáveis
4 - Pratique atividade física regularmente
5 - Cuide a qualidade do sono
6 - Fortaleça e valorize o convívio social e familiar
7 - Cuidado com o consumo exagerado das mídias sociais

Por Assessoria de Imprensa CTCAN
Jornalista Natália Fávero

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir