Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

12 de janeiro de 2024

Banco do Brasil, Caixa e outros fecham 2.5 mil Agências; entenda o porquê

O cenário bancário brasileiro está passando por transformações significativas. Grandes instituições financeiras fecharam um número expressivo de agências bancárias no país nos últimos anos, conforme um movimento de digitalização toma conta do setor.

Os principais bancos que fecharam

Entre os bancos que mais fecharam agências estão Santander, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Essas instituições estão entre as mais tradicionais do país e têm enfrentado uma forte concorrência dos chamados bancos digitais, que oferecem uma variedade de serviços online. Para se manterem competitivos, os bancos tradicionais têm investido em suas interfaces digitais e passaram a oferecer mais serviços que podem ser acessados remotamente pelos clientes.

O balanço de fechamento das agências

Segundo informações da Ável Investimentos, que se baseou em dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições mencionadas fecharam juntas 2.563 agências bancárias de 2020 a 2022. Somente no primeiro trimestre de 2023, foram encerradas mais 256 unidades. A situação promoveu a demissão de mais de 14 mil bancários, conforme estimativa de uma pesquisa da Dieese.

O impacto para a população

É importante ressaltar que o Banco Central não estabelece um número mínimo de agências bancárias que as instituições financeiras devem manter em cada região. Portanto, com o avanço da tecnologia, essa tendência de fechamento de agências físicas deve continuar. Isso pode trazer dificuldades para pessoas carentes ou idosos que não têm tanto acesso à tecnologia e dependem dos serviços presenciais desses estabelecimentos. Por outro lado, novos empregos podem ser criados na área digital desses bancos.

Fonte: BMCNEWS

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir