Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Semana já começou com temporais e deve ter mais tempestades. Terça e quarta são os dias de maior risco de chuva localmente forte a excessiva com vendaviais isolados nesta semana. | DANIEL FLECK

15 de janeiro de 2024

Semana no Rio Grande do Sul terá sol, calor, chuva e tempestades

A semana começou com chuva forte e temporais em diversas cidades gaúchas, mas não serão as últimas tempestades por estes dias. Um novo episódio de forte instabilidade vai afetar o Rio Grande do Sul com elevados volumes de precipitação em diversos pontos e ainda um alto risco de tempestades fortes a severas.

Nesta segunda-feira, o sol predomina no Rio Grande do Sul, embora acompanhado por nuvens na grande maioria das localidades. Chove em pontos bastante localizados da Metade Norte de manhã. Da tarde para a noite, o calor pode formar novas áreas de instabilidade bastante localizadas com chuva de verão rápida.

Apesar de o dia começar com temperaturas relativamente agradáveis depois da chuva do domingo que trouxe um refresco, será uma segunda-feira de calor com máximas acima de 30ºC na maioria das cidades, especialmente da Metade Oeste, da faixa central e do Sul gaúcho.

A terça-feira terá sol e nuvens no Rio Grande do Sul, entretanto no decorrer do dia se espera aumento de nebulosidade. O tempo já se instabiliza com chuva em algumas áreas de manhã, como no Oeste, e da tarde para a noite a chuva atinge a maioria das áreas do estado com temporais isolados de vento e granizo.

Um sistema de tempestades associado a um centro de baixa pressão vai se deslocar da Argentina e do Uruguai para a Campanha e o Sul gaúcho na segunda metade do dia com chuva que pode ser muito intensa a extrema localmente e que poderá vir com vendaval que pode trazer rajadas perto e acima de 100 km/h.

A terça-feira não chega a ser muito quente na maioria das localidades, uma vez que o tempo começa a se instabilizar ainda de manhã em parte do estado. Nos vales e na Grande Porto Alegre, porém, fará muito calor com máximas de até 35ºC ou mais antes da chegada da chuva com risco de temporal no fim da tarde e à noite.

A quarta-feira será um dia de intensa instabilidade no Rio Grande do Sul com uma baixa pressão na costa e outro centro de baixa pressão atuando no Nordeste da Argentina. A chuva atinge todas as regiões gaúchas no decorrer do dia e será por vezes forte a torrencial em diversas cidades com elevados volumes.

No começo do dia, precipitação muito intensa pode afetar pontos entre o Sul e o Leste gaúcho. Porto Alegre está entre as áreas de risco de muita chuva no decorrer da quarta. Além dos episódios de chuva forte, que podem trazer alagamentos e inundações, segue o risco de temporais isolados de vento forte e granizo. O dia será ventoso em grande parte do estado.

A quinta-feira ainda começa com chuva em parte do Rio Grande do Sul, como em cidades do Centro do estado e da Metade Norte. Ao longo do dia, porém, o tempo melhora na maioria das cidades com sol e nuvens. Ainda pode ter chuva na segunda metade do dia em algumas localidades, de forma mais isolada, especialmente na Metade Norte. As máximas não superam 30ºC na maioria das cidades.

Na sexta-feira, por sua vez, o sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul. O tempo, porém, não estará firme em todas as localidades. Permanece a possibilidade de chover de forma localizada, especialmente em localidades da Metade Norte gaúcha. A tarde será de forte calor em parte do estado, com máximas elevadas no Oeste, no Centro e nos vale.

Fonte: MetSul Meteorologia

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir