Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Comissão organizadora da Sociedade Recreativa Sempre Unidos com as Soberanas de Lagoa dos Três Cantos

16 de janeiro de 2024

Sociedade Recreativa Sempre Unidos dá largada às comemorações do bicentenário da imigração alemã

Comissão organizadora da Sociedade Recreativa Sempre Unidos com as Soberanas de Lagoa dos Três Cantos
Por: William Schmitt Roese
Edição: Helaine Gnoatto Zart

A realização do 50º Festival do Chopp da Sociedade Recreativa Sempre Unidos, em Lagoa dos Três Cantos, fundada no ano de 1936 pela união de duas sociedades de cantores, fica marcada no calendário estadual como primeiro evento comemorativo ao Bicentenário da Imigração Alemã.

Todos os municípios do estado do Rio Grande do Sul estão sendo estimulados a celebrar o Bicentenário da Imigração Alemã. A Comissão Oficial do Bicentenário foi estabelecida pelo governador Eduardo Leite e é incumbida de organizar e apoiar celebrações referentes ao tema.

O evento realizado no sábado, 13 de janeiro, teve como ponto alto o resgate histórico da Sociedade Recreativa e o desfile temático alusivo ao bicentenário, com participação de entidades, instituições e empresas, promovido pela diretoria e membros associados. Realizado por meio do projeto cultural patrocinado pelas empresas  Stara, Sicredi/Icatu e Cotrijal/Basso e Pancote, tem por finalidade valorizar os sócios, diretorias e colaboradores, desde a fundação.

O presidente da Comissão Estadual do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, Rafael Gessinger, e o representante do Governo da Alemanha e coordenador de Língua Alemã para o RS e SC, Thomas Voskuhl, atenderam ao convite do presidente Roberto Winter e do coordenador geral e membro da Comissão Organizadora, Leandro Kempf, assim como, Ireneu Orth, suplente de senador e ex-prefeito de Tapera, Clair Kuhn, diretor da Secretaria da Agricultura do Estado, e Diogo Lasch, presidente da Câmara de LTC. O evento também foi prestigiado pelas Soberanas do município.

A programação contou com almoço de confraternização com associados e autoridades, oficina técnica cultural, apresentação da Orquestra de Teutônia pela 2ª turnê Orquestras do Sul, solenidade oficial com homenagens, e baile – 50º Festival do Chopp da Sociedade Recreativa Sempre Unidos, chamada de Clube, em Lagoa dos Três Cantos.

Presidente da Comissão Estadual do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, Rafael Gessinger, e o representante do Governo da Alemanha e coordenador de Língua Alemã para o RS e SC, Thomas Voskuhl

Durante a solenidade, foi apresentado o histórico da entidade, fundada em 19 de janeiro de 1936 e homenageados os presidentes.

O evento foi um grande sucesso e esgotou a venda antecipada de mesas. A animação ficou por conta da Banda 10, Grupo Só Alegria e Banda Champion.

A presença do prefeito Sérgio Lasch, e dos representantes oficiais do Governo do Estado e do Governo da Alemanha, proporcionaram mais um momento cultural ao meio-dia, com apresentação de cantos pela família de Dolores Kuhn, do Grupo Voarte e do Coral da Sociedade Recreativa Sempre Unidos.

- Atingimos o nosso objetivo, que foi resgatar a história, realizar momentos culturais e os 50 anos do Festival do Chopp. Agradecemos, em especial, a todos os associados e membros da diretoria que auxiliaram forma voluntária na organização. Também agradecemos aos nossos patrocinadores, que possibilitaram iniciar as comemorações dos festejos do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, além do aniversário de 88 anos da nossa Sociedade Recreativa Sempre Unidos—, avaliou Leandro Kempf.

Desfile histórico

HOMENAGEADOS

Sérgio Scherer e a esposa Vera, representaram Walter Scherer, presidente no período de 1968 a 1973 na homenagem

Gestão: 1936 – 1937.  Presidente: Pedro Schenkel (in memoriam)

Gestão: 1940 - 1941. Presidente: Guilherme Resener (in memoriam)

Gestão: 1942 - 1943. Presidente: Reinaldo Luiz da Silveira (in memoriam)

Gestão: 1950 - 1953. Presidente: Carlos Jacob Simon (in memoriam)

Gestão: 1954 - 1957. Presidente: Oscar Resener (in memoriam) e Presidente: Adolfo Petry (in memoriam)

Gestão: 1962 - 1963. Presidente: Edgar Fries (in memoriam)

Gestão: 1964 – 1965. Presidente: Armindo Gehrke (in memoriam)

Gestão: 1966 - 1967. Presidente: Ervino Schenkel (in memoriam)

Gestão: 1968 A 1973. Presidente: Walter Scherer (in memoriam)

Gestão: 1974 - 1977 e 1984 - 1985. Presidente: Alberto Schumann (in memoriam)

Gestão: 1978 - 1981. Presidente: Nadir Reinaldo Luiz da Silveira

Gestão: 1982 - 1983. Presidente: Neri Artmann

Gestão: 1986 - 1989. Presidente: Arony Leopoldo Schumann

Gestão: 1990 - 1991. Presidente: Norberto Lammers (in memoriam)

Gestão: 1992 - 1995. Presidente: Irineu Emilio Walcker (in memoriam)

Gestão: 1996 - 1997. Presidente: Alcides Albino Nienow

Gestão: 1997 – 1998. Presidente: Lacride Jesus da Silva

Gestão: 1999 - 2000. Presidente: Edio Schrader

Gestão: 2000 - 2001. Presidente: Roberto Pasinatto

Gestão: 2001 - 2002. Presidente: Ernor Weber

Gestão: 2003 - 2005. Presidente: Iraldo Baumgardt

Gestão: 2006 - 2007. Presidente: Osmar Schumann

Gestão: 2008 - 2009. Presidente: Darci Ahlert

Gestão: 2010 - 2013. Presidente: Leandro Leomar Kempf

Gestão: 2014 -2015. Presidente: Mauricio Wagner

Gestão: 2016 - 2017. Presidente: Celio Edo Simon

Gestão: 2018 - 2024. Presidente: Roberto Luiz Winter

 

Abertura oficial do Bicentenário

Ato religioso de abertura oficial das comemorações, Edio Schrader, Marc Bogdahn, Consul-geral da Alemanha, Kuni Decker, Leandro Kempf e Rafael Gesinger, presidente da Comissão Estadual do Bicentenário

Com uma cerimônia inter-religiosa, o governo do Estado abriu oficialmente as atividades de comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã, no dia 7 de janeiro, na Igreja Martin Luther, em Porto Alegre.

Além do ato de benção, foi realizada uma palestra pelo pesquisador Martin Dreher. Ele compartilhou a história da imigração de pessoas de língua alemã, contextualizando todo o período que envolveu o sofrimento e a esperança na busca por uma vida próspera e segura.

Junto das lideranças religiosas e civis, participaram do evento o cônsul-geral da Alemanha, Marc Bogdahn, e o cônsul-geral da Itália, Valerio Caruso.

Representantes da coordenação das festividades do Cinquentenário da Música, Cultura e Gastronomia da Sociedade Recreativa Sempre Unidos, que realizou o primeiro evento oficial do bicentenário, participou da celebração. Kuni Decker, Leandro Kempf e Edio Schrader estiveram Celebração, dia 7 de janeiro.

200 anos

A chegada dos primeiros imigrantes alemães no Rio Grande do Sul deu-se em São Leopoldo, em 25 de julho de 1824 e, muito por conta desta imigração, o estado tomou forma em sua economia e sua cultura.

Uma sociedade apenas evolui quando valoriza a sua história e reconhece os seus antepassados.

Fotos: JE Acontece

Fotos Divulgação

Confira a programação e todas as informações no site do bicentenário

https://cultura.rs.gov.br/bicentenario-da-imigracao-alema

Apresentação da Orquestra de Teutônia
Solenidade de abertura

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir