Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Isso só foi possível, em virtude da aquisição de um microscópio, adquirido em 2023, considerado um dos equipamentos mais modernos e tecnológicos, que atende as demandas das cirurgias de alta complexidade em diversas áreas e que está disponível em centros renomados, como por exemplo, Cleveland Clinic, localizado em Ohio nos Estados Unidos, referência mundial em tratamento de infertilidade

17 de janeiro de 2024

Reversão de vasectomia por microscopia começa ser realizada no HCC

Aproximadamente 6% dos homens que realizaram vasectomia voltam manifestar o desejo de ter filhos, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia. Nesses casos, a reversão da vasectomia é possível na maioria das vezes. O Hospital de Clínicas de Carazinho iniciou a realização desse procedimento, através do Serviço de Urologia do HCC, com o urologista do Corpo Clínico do HCC, Dr. André Lau.

Isso só foi possível, em virtude da aquisição de um microscópio, adquirido em 2023, considerado um dos equipamentos mais modernos e tecnológicos, que atende as demandas das cirurgias de alta complexidade em diversas áreas e que está disponível em centros renomados como por exemplo, Cleveland Clinic, localizado em Ohio nos Estados Unidos, referência mundial em tratamento de infertilidade.

Segundo o médico urologista, Dr. André, a vasectomia é um método de controle de natalidade e planejamento familiar cirúrgico considerado seguro e nos últimos anos houve um aumento considerável da realização de vasectomias no Brasil. Diante disso, com o passar dos anos, os homens podem reverter esse procedimento, na sua maioria das vezes por formar uma nova família.

— A reversão da vasectomia é da competência do urologista, o qual precisa estar apto para realizar o procedimento, pois existe a necessidade de treinamento em microcirurgia. A reversão da vasectomia é realizada por meio de uma ‘emenda’ entre as partes do canal por onde transitam os espermatozoides, que foram interrompidos pela vasectomia, ou entre o ‘deferente’ e a estrutura junto do testículo, onde os espermatozoides amadurecem e ganham motilidade, obrigatoriamente com auxílio de magnificação de imagem [microscópio cirúrgico] —, explica Dr. André.

Ele ainda ressalta que o uso do microscópio, permite os bons resultados após a reversão e a taxa de complicação pós-cirurgia é extremamente baixa.

Centro Cirúrgico HCC

Desde 2017, o HCC realiza procedimentos cirúrgicos de alta complexidade diversas áreas, proporcionando à comunidade de Carazinho e região um atendimento qualificado, seguro e resolutivo, sem a necessidade de deslocamento a centros maiores. Em 2023, com a reestruturação do Centro, onde houve a compra dos equipamentos modernos e tecnológicos, a demanda em alta complexidade ficou ainda maior, pois através da disponibilidade da tecnologia, os profissionais buscaram trazer aos pacientes da instituição de saúde procedimentos seguros, tecnológicos e com rápido tempo de recuperação.

O presidente do HCC Jocélio Cunha, ressalta que a qualificação e excelência dos serviços prestados para toda comunidade regional, a qual é beneficiada com as cirurgias de alta complexidade, é o foco da Direção do HCC.

— Queremos melhorar, cada vez mais, os serviços e a estrutura hospitalar, sendo que continuaremos investindo em novas tecnologias em diversas áreas. O HCC nos últimos anos vem investindo em instrumental cirúrgico para realização de grandes cirurgias o que permite aos cirurgiões aplicarem técnicas modernas e atrair pacientes da região para realizarem cirurgias complexas na instituição —, disse.

Fonte: HCC

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir