Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

24 de janeiro de 2024

Projeto de Extensão busca levar alegria e arte para pacientes internados no HC

Um Projeto de Extensão, chamado de “Unidade de Palhaçaria e Arteterapia (UPA”, organizado por estudantes de medicina da Atitus Educação, busca levar um pouco de humor, alegria e arte para pacientes internados no Hospital de Clínicas.

De acordo com uma das responsáveis pelo projeto, Taís Bassani Deconto, o projeto vem sendo desenvolvido desde 2020, mas foi colocado em prática no ano passado. Diversos estudos demonstram a capacidade do humor em auxiliar no processo de cura do paciente. A internação hospitalar é um período extremamente delicado na vida dos pacientes que necessitam desta forma de atendimento. Na maior parte das vezes, é um período de alta monotonia que difere muito da sua rotina habitual. Desse modo, o projeto busca aliviar esse momento de preocupação, angústia e de sofrimento dos internados.

Conforme Taís, o projeto é voltado para todos os públicos, desde a pediatria, até os idosos que estão internados na unidade. Os pacientes da oncologia também são atendidos pela iniciativa. A estudante explica que o projeto é formado por voluntários de vários cursos da área da saúde e participam acadêmicos da UPF, Atitus e Universidade Federal Fronteira Sul.

Tais explica que as atividades são lúdicas, envolvendo os pacientes nas apresentações artísticas com o uso de objetos e música. O objetivo principal é arrecadar sorrisos. A estudante afirma que é notório os benefícios para os pacientes que participam do projeto de extensão, tendo melhor resposta aos tratamentos e aceitando melhor as terapias que ele precisa passar.

Fonte: Rádio Uirapuru

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir