Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Curso de soldador rural básico é um dos mais pedidos

24 de janeiro de 2024

Sindicato Rural anuncia cursos gratuitos para 2024 através do Senar

O trabalho de capacitar as pessoas do campo e da comunidade local segue sendo pauta no Sindicato Rural de Não-Me-Toque. A entidade sindical já é referência quando se fala na oferta de qualificações gratuitas que abrangem diversos temas técnicos e sociais, e isso é possível devido às ações do Senar/RS.

Instituição responsável por criar e promover ações de formação profissional, promoção social e assistência técnica, o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural possui um catálogo com mais de 130 cursos e palestras, além de programas especiais, que contribuem na profissionalização, integração na sociedade e melhoria da qualidade de vida e de renda dos participantes.

Todo conhecimento oferecido é ministrado por uma grande equipe técnica de profissionais que está sempre atualizada para transmitir informações e novas tecnologias.

Conveniado ao Senar, o Sindicato Rural de Não-Me-Toque organiza anualmente uma série de cursos para oferecer aos seus associados, demais produtores e trabalhadores rurais e também para a comunidade, do município sede e da área de abrangência, que atende Lagoa dos Três Cantos e Victor Graeff. Para formar as turmas, conta com a parceria do Poder Público – especialmente as Secretarias Municipais de Agricultura, Assistência Social e Saúde -, bem como empresas do setor agrícola, grupos de mulheres das comunidades e outros interessados.

Em 2023, a entidade promoveu 26 cursos, sendo 18 de formação rural, que atua nas linhas da agricultura, pecuária, agroindústria, prestação de serviços, possibilitando o domínio de tecnologias e gerenciamento do trabalho, e 8 de promoção social, envolvendo as áreas de saúde, alimentação, artesanato e educação, desenvolvendo habilidades pessoais e sociais, o lazer e bem-estar. Também foram realizadas 10 palestras e dado andamento a dois grupos de Ateg – Assistência Técnica e Gerencial, nas categorias de grãos e de bovinocultura de leite.

Para este ano estão previstos mais de 35 cursos, dentre eles de eletricista rural, tratores agrícolas, autoconhecimento, liderança, excel básico, jardinagem, artesanato, tortas e docinhos e demais opções. As inscrições são abertas por curso antecipadamente, mais próximo da data prevista de realização, informadas nas redes sociais do Sindicato Rural, meios de comunicação local ou diretamente pelos parceiros.

Se alguma pessoa ou empresa tiver interesse em um curso específico, pode apresentar a demanda ao Sindicato para que verifique a viabilidade junto ao Senar. O catálogo de cursos disponíveis pode ser conferido no site www.senar-rs.com.br.

Todos os cursos são gratuitos, custeados pelo Senar, e oferecem certificado de conclusão.

— O Senar é uma instituição séria e reconhecida nacionalmente, sendo mantida através da contribuição previdenciária rural dos produtores rurais - com o percentual de desconto feito sobre a comercialização de cada produção. Este recurso retorna para as famílias rurais através das ações realizadas, como as qualificações e os programas, que também podem ser usufruídas pela comunidade. Com isso, nosso Sindicato tem como uma das pautas de trabalho oferecer estas oportunidades de aprendizado, selecionando as demandas, agendando com os instrutores, organizando as turmas e coordenando toda a execução. Nosso objetivo neste ano é aumentar a participação nos cursos e qualificar mais pessoas, especialmente porque estamos sentindo a falta de profissionais qualificados no meio rural —, disse a presidente do SR, Teodora Lütkemeyer.   

Fonte: Sindicato Rural NMT

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir