Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

UPF mantém convênio de intercâmbio com 81 instituições e 20 países (Foto: Carla Vailatti/UPF)

26 de janeiro de 2024

Jovens sonham com intercâmbio

Por Erick Krüger Kanofre

Intercâmbio. Sonho de quase todo estudante que deseja estudar fora do nosso país, seja para continuar na América ou ir um pouco mais além, como Europa, Ásia ou África.

Existem várias maneiras de ser um estudante em outro país, como procurar uma agência de intercâmbios, que cuidará de praticamente todos os trâmites legais, ou estar matriculado numa universidade, o que poderá tornar mais fácil, dependendo do esforço do aluno. Nesta matéria, iremos mostrar as formas de ingresso em um intercâmbio por meio da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Mas porque fazer intercâmbio?

Para os jovens a resposta é fácil, conhecer novos lugares, novas culturas e novas experiências.

E para os universitários?

A resposta parece ser mais complicada, mas não, a resposta é a mesma, mas com um propósito diferente: aprender mais, seja pelos conhecimentos acadêmicos, pesquisas ou por ter um currículo internacional.

De acordo com a professora Luciane Sturm, Doutora em Letras, professora do Curso de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF e coordenadora da Assessoria Internacional de Intercâmbio pela Universidade de Passo Fundo, o curso frequentado pelo acadêmico não interfere nas possibilidades de sair do país para estudar.

UPF mantém convênio de intercâmbio com 81 instituições e 20 países (Foto: Carla Vailatti/UPF)

Em conversa online, Luciane Sturm explicou os procedimentos para se tornar intercambista pela UPF, que está disponível para todos os universitários que estiverem entre o 5º e o 8º semestre de suas graduações, desde a graduação inicial ou até o doutorado.

Após estar de acordo com o semestre, o estudante deverá ficar atento ao edital de Intercâmbio pela UPF, que pode ser acessado pelo www.upf.br/editais, onde haverá todos os requisitos necessários.

Dentre as exigências está a aprovação de, no mínimo, 50% e, no máximo, de 80% dos créditos do curso; estar matriculado em no mínimo em 16 créditos no curso de graduação; apresentar bom desempenho na grade curricular, com média geral igual ou superior a 7,0, além de precisar de uma comprovação de conhecimento da língua do país de destino.

O que fazer após estar tudo de acordo com os requisitos?

Será preciso ter definido o destino (o país e universidade desejada). A Universidade de Passo Fundo tem convênio com 81 instituições de 20 países da América, Europa e África. Agora, precisará se inscrever no edital para o Programa de Intercâmbio Acadêmico (Piac), que, de acordo com a Doutora em Letras. Luciane Sturm, logo estará disponível para os Universitários.

Ao se inscrever, a candidatura será vista pela instituição estrangeira e sofrerá avaliarão do currículo. Caso for aceito, ganhara uma “Carta de Aceite”, uma vez que ganhou a carta, deverá entrar em contato com o consulado do país de destino e buscar o visto de estudante.

O aluno também deverá decidir se vai morar em um Host Family ou Host Students.

Agora, aceito pela Universidade que desejou, o estudante poderá ficar um semestre em Intercâmbio. Sim, a Universidade de Passo Fundo tem convênios com as instituições estrangeiras de até um semestre.

E a documentação?

Logo, precisará organizar a documentação necessária, como o Passaporte de Estudante. Para conseguir um passaporte precisará acessar o site da Polícia Federal para preencher um formulário com algumas perguntas, após realizará o pagamento do valor do passaporte, assim, precisará marcar um horário para comparecer em um posto da Polícia Federal para realizar os processos pessoais no passaporte, como inserir a digital.

Ainda, alguns países exigem comprovação de algumas vacinas para poder entrar como estrangeiro. Também, o passaporte deve ser validado para mais três meses após o retorno ao Brasil. Ainda, não podemos esquecer da Carteira de Identidade.

Os custos administrativos são pagos pelos estudantes. Só ficam isentos dos custos de mensalidade da UPF e da mensalidade da Universidade onde foi aceito.

Também, quando solteiro, o universitário precisará de uma autorização dos pais, mesmo maior de idade, para assim, poder realizar todo o procedimento para sair do Brasil. Os responsáveis terão de comparecer para reuniões na UPF, para ficar por dentro do assunto.

Intercâmbio Virtual

Destinado aos estudantes que queiram fazer um intercâmbio, mas sem sair do país, a Universidade de Passo Fundo também oferece aos universitários o Intercâmbio Virtual (PIV), para assim, realizar algumas pesquisas com instituições estrangeiras, além de aprimorar outro idioma. O Intercâmbio Virtual funciona basicamente como o Intercâmbio Acadêmico, só com algumas diferenças, como não estando presencialmente na Universidade desejada, e sem sair de sua casa.

O PIV ganhou popularidade durante a Pandemia de Covid-19 em muitas universidades no mundo inteiro. As instituições mundiais se adaptaram para esse novo modelo de estudos, onde puderam receber outros acadêmicos de outros países de forma virtual, que puderam aprender e conhecer outras culturas e outras línguas sem poder sair de casa.

O Intercâmbio Virtual é aberto somente aos universitários, é pago e tem até um semestre de aulas online em universidades estrangeiras.

De acordo com a Coordenadora da Assessoria Internacional, o Intercâmbio Acadêmico está em planejamento para ser aberto ao público em geral.

Para mais informações

Para mais informações, entre em contato diretamente com a Assessoria Internacional (AII) de Intercâmbios da UPF pelo telefone: (54) 3316-8117 ou pelo e-mail: aai@upf.br

Localizada no 3º andar do Centro Administrativo da UPF, Campus I, bairro São José, com entrada na BR-285, Passo Fundo.

Entrevista com a Coordenadora da Assessoria de Intercâmbio Internacional

Em conversa com a professora, ela comentou como os jovens interagem com o Intercâmbio Acadêmico:


Luciane Sturm ainda comenta que a Universidade de Passo Fundo (UPF) também recebe estrangeiros de intercâmbio:

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir