Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Imagens de Amelia Earhart em um vestido de gala e como aviadora — Foto: Imagens de domínio público/Via Wikicommons

30 de janeiro de 2024

Mistério de piloto que sumiu ao dar a volta ao mundo de avião pode chegar ao fim após quase 90 anos

Amelia Earhart desapareceu em 1937, no Oceano Pacífico, enquanto viajava para dar a volta ao mundo. Agora, empresa de exploração afirma ter encontrado o local exato onde está a aeronave da piloto.

A aviadora americana Amelia Earhart ficou famosa na década de 1930 por ser a primeira mulher a pilotar um avião e atravessar o Oceano Atlântico

Em 1937, ela tinha um plano ainda mais ambicioso: dar a volta no globo, mas em julho daquele ano ela sumiu e o destino dela e do navegador Fred Noonan nunca foi esclarecido.

Em seu último trecho, ela sobrevoando o Oceano Pacífico, entre a Austrália e o estado do Havaí, nos Estados Unidos. A piloto deveria passar por Howland, uma pequena ilha no meio do caminho, mas nunca chegou.

Dois anos depois, em 1939, Amelia foi declarada morta. Os investigadores concluíram que ela havia caído em algum ponto do Oceano Pacífico, mas a aeronave e os corpos nunca foram encontrados.

Agora, um outro piloto e explorador afirma ter descoberto o local do Oceano Pacífico onde estão os restos da aeronave.

Tony Romeo, um ex-oficial da Aeronáutica dos EUA e atual diretor-executivo da empresa Deep Sea Vision afirma que encontrou o avião de 1937. Ele deu uma entrevista à rede NBC, dos EUA.

Ele fez uma expedição de US$ 11 milhões (R$ 54 milhões) para encontrar o local no fundo do mar –ele está usando uma tecnologia de sonares na região onde, suspeita-se está o avião de Amelia.

A equipe de Romeo capturou dados em dezembro e detectaram uma imagem desfocada que tem o formato de um avião. Eles acreditam que é a aeronave que sumiu.

Imagens feitas pela expedição Deep Sea Vision supostamente da aeronave de Amelia Earhart — Foto: @deep.sea.vision

A imagem foi registrada a cerca de 160 quilômetros da Ilha de Howland, entre Austrália e Havaí.

À NBC, ele afirmou que não se sabe de outro avião que caiu na área e que esse tem um formato semelhante ao de uma aeronave dos anos 1930.

A equipe dele deve voltar ao local ainda neste ano com uma câmera submarina.

Fonte: G1

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir