Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

12 de fevereiro de 2024

Entenda a diferença entre temperatura e sensação térmica

Nesta quarta-feira a temperatura em Não-Me-Toque, às 10h, está em 28 graus. No entanto, a sensação térmica é de 32 graus.

A diferença entre a temperatura ambiente e a sensação térmica está relacionada à percepção que as pessoas têm da temperatura, que pode ser diferente da temperatura real medida por um termômetro.

A temperatura ambiente é uma medida objetiva da temperatura do ar em um determinado local, geralmente medida em graus Celsius (°C) ou Fahrenheit (°F). Essa temperatura é medida com um instrumento como um termômetro e reflete a quantidade de calor presente no ar.

Já a sensação térmica é uma medida subjetiva da temperatura percebida pelas pessoas, influenciada por fatores como umidade, velocidade do vento, exposição ao sol, vestimentas, atividade física e aclimatação ao clima. Por exemplo, em um dia com temperatura ambiente de 20°C, a sensação térmica pode ser mais fria se estiver ventando e úmido, ou mais quente se estiver ensolarado e seco.

Portanto, enquanto a temperatura ambiente é uma medida objetiva da temperatura do ar, a sensação térmica é uma avaliação subjetiva da temperatura percebida pelas pessoas, que leva em consideração uma série de fatores além da temperatura do ar.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir