Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

15 de fevereiro de 2024

Índice de cura do câncer infantil é alto, mas doença avança rápido

Hoje, dia 15 de fevereiro, é o Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil. Esta é a primeira causa de morte de pessoas com até 19 anos. No entanto, é também o tipo de câncer que tem até 80% de chance de cura, se descoberto cedo para ter o tratamento.  Passo Fundo recebe pacientes das mais diferentes cidades e até mesmo de outros Estados.  Desta forma a cidade é referência em muitos tratamentos em saúde. Referência para uma população superior a 2 milhões de habitantes, de 226 municípios das regiões norte e missioneira, o Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP oferece um suporte completo e humanizado aos pacientes e suas famílias.

Nele, crianças e adolescentes são atendidos por uma equipe multiprofissional especializada em oncologia pediátrica. O Dr. Pablo Santiago – Médico coordenador do Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, explicou que o Centro de referência vem evoluindo muito, com recente inauguração de uma ala específica de internação para crianças e adolescentes, trazendo assim um atendimento fundamental e especializado para aumentar os índices de cura.

O Dr. Plablo explicou ainda que o câncer em crianças e adolescentes cresce rápido e por isso o diagnóstico precoce é muito importante.  Sobre o número de diagnósticos, explicou que o aumento de casos de câncer tem aumentado em adultos, mas não é tão nítido em crianças. No entanto, o Centro em Passo Fundo tem recebido mais pacientes por ser justamente uma referência e não por aumento de casos simplesmente.

Por trás dos casos, o câncer em crianças e adolescentes tem uma pequena parcela genética, mas a grande maioria é aleatório, sem causas familiares. Para 2024, falando sobre as projeções enquanto instituição, o médico revelou que o desafio é continuar em atividade, sobrevivendo como centro de referência.

Fonte: Rádio Uirapuru

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir