Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Casa da Família Rural da Emater na Expodireto Cotrijal - Foto: Divulgação/Expodireto Cotrijal

20 de fevereiro de 2024

Agricultura de baixo carbono na Expodireto Cotrijal 2024

Casa da Família Rural da Emater na Expodireto Cotrijal - Foto: Divulgação/Expodireto Cotrijal

 

“O ABC da Agricultura de Baixo Carbono a partir das ações da Emater/RS-Ascar” será o tema central da instituição na Expodireto Cotrijal 2024.

Na prática, a Emater, que prima pela produção com sustentabilidade ambiental, social e econômica, abordará o tema de forma transversal em seus 17 espaços temáticos, distribuídos em uma área de 1,3 hectare, dentro do parque da feira. O evento, que é a maior feira estadual do agronegócio e uma das maiores da América Latina, acontece de 4 a 8 de março, em Não-Me-Toque.

A cada ano, a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), busca abordar assuntos relevantes, em especial, para a agricultura familiar, oportunizando conhecimento de tecnologias, trocas de informações entre produtores e extensionistas, além de oferecer locais para descanso, contemplação, aprendizado, troca de experiências e muita diversidade.

A área da Emater/RS-Ascar na feira está dividida em 17 espaços temáticos, com informações técnicas sobre as áreas de bovinocultura leiteira, cooperativismo e agroindústria familiar, cozinha show – alimentação e segurança alimentar, florestas comerciais, horticultura, horto de plantas bioativas, irrigação, tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, solos, manejo de culturas, energia fotovoltaica, piscicultura, secagem e armazenagem de grãos, meliponicultura e apicultura e turismo rural.

Os profissionais da comunicação e tecnologia da informação também se fazem presentes para garantir a divulgação e o apoio durante o evento. E, como ponto central, a Casa da Família Rural é o espaço onde todos se encontram e são realizados diversos eventos ao longo da Expodireto.

As atividades de planejamento e organização da participação na Expodireto Cotrijal iniciam com grande antecedência. Já no mês de agosto ocorreu a primeira reunião.

De acordo com o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Dartanhã Luiz Vecchi, é grande a responsabilidade ao participar de uma feira com essa magnitude, onde a extensão rural pode apresentar e potencializar o que é realizado diariamente nos 497 municípios do Rio Grande do Sul junto ao público assistido.

—A parceria que temos com a Cooperativa Cotrijal e o entendimento da direção da instituição nos permitem mostrar um trabalho de excelência, que tem como foco não apenas o público assistido pela Emater, como apresentar aos visitantes da feira o que a Instituição faz e de que forma ela contribui com a sociedade—, avalia Vecchi.

Para este ano, alguns espaços estão sendo remodelados e em todos há algum tipo de novidade, em especial nas temáticas abordadas. Oficinas, rodas de conversa, degustações, espaços instagramáveis e de descanso estão sendo cuidadosamente pensados e executados para o público.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo
Jornalista Vanessa Almeida de Moraes

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir