Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto: Cleuza Noal Brutti

22 de fevereiro de 2024

Volta da chuva contribui com desenvolvimento da soja no RS

Foto: Cleuza Noal Brutti

O retorno das chuvas em todo o Estado com volumes expressivos, embora variáveis, foi importantíssimo para o desenvolvimento das lavouras de soja, principalmente para as áreas em estágio reprodutivo.

De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nta quinta-feira (22/02), as temperaturas mais amenas após as chuvas também foram favoráveis à cultura, que sofria com os dias quentes de períodos anteriores.

Na maioria das regiões, seguem intensas as aplicações de fungicidas para a prevenção e controle da ferrugem-asiática. Os produtores utilizam inseticidas para o controle de pragas na mesma aplicação. Entre as fases, 34% estão em floração, 47% em enchimento de grãos, e 3% entraram em floração.

Na Fronteira Oeste, em Maçambará, as chuvas registradas em 13 de fevereiro proporcionaram a retomada do desenvolvimento das lavouras. Contudo, o estresse sofrido durante 20 dias sem precipitações causou o abortamento de flores e quedas de folhas no terço inferior das plantas, refletindo em redução no potencial produtivo. As primeiras lavouras estabelecidas já receberam a terceira aplicação de fungicida, e a presença de lagarta-desfolhadora tem exigido a utilização de inseticidas na mesma aplicação dos produtos para controle da ferrugem-asiática.

Segundo o Informativo, observa-se nas lavouras em início de formação de vagens uma redução do potencial produtivo, em função do número de vagens, situação que poderá ser melhor avaliada nos próximos dias.

A próxima semana terá calor e retorno da chuva no RS. Nesta sexta-feira (23/02), a aproximação de uma área de baixa pressão favorecerá o aumento da nebulosidade, e poderão ocorrer pancadas de chuva, típicas de verão na maioria das regiões.

No sábado (24/02) e domingo (25/02), o deslocamento de uma frente fria provocará chuva, com possibilidade de temporais isolados.

Na segunda (26/02) e terça-feira (27/02), a propagação de uma área de baixa pressão manterá a nebulosidade e a chuva em todas as regiões.

Na quarta-feira (28/02), o ingresso de ar seco e frio afastará as instabilidades e provocará o ligeiro declínio das temperaturas.

Os totais de chuva previstos deverão ser inferiores a 30 e 45 mm na maior parte do Estado. Somente na Fronteira Oeste, os volumes esperados deverão superar 50 mm.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Mateus de Oliveira

TAGS: chuvas, soja

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir