Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Localizada na rua Cel. Alberto Schmitt, 99, ao lado da delegacia, a farmácia é vital para a prestação de serviços de saúde à população (Imagem: Projeto Engenharia Prefeitura)

23 de fevereiro de 2024

Farmácia Municipal passa por reformas e ampliação

Localizada na rua Cel. Alberto Schmitt, 99, ao lado da delegacia, a farmácia é vital para a prestação de serviços de saúde à população (Imagem: Projeto Engenharia Prefeitura)
Por Erick Krüger Kanofre

Com um investimento total de R$ 389.600,00, as obras de ampliação da Farmácia Municipal iniciaram em 5 de fevereiro e estão em andamento, executadas pela CBX Construtora Ltda, com prazo para conclusão de até nove meses.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Liliane Erpen, a necessidade de expansão e modernização da farmácia é clara, devido ao espaço limitado atualmente disponível.

—Esta iniciativa não só aumentará a capacidade de atendimento, mas também proporcionará um ambiente mais confortável e eficiente, além que, vai melhorar as condições de trabalho para o servidor, garantir um espaço adequado para os diversos tipos medicamentos, um consultório para a consulta individual realizada pelo farmacêutico, banheiros novos, sala de espera fechada com ambiente para sentar, climatizado e guichê reservado para os medicamentos especiais—, explica a secretária.

Durante as obras, o atendimento será organizado conforme o andamento, mas não será interrompido. O trabalho iniciou pela ampliação, na parte da frente. Após finalizada, vai receber o atendimento. Liliane também ressaltou que a Administração trabalha com a possibilidade de atender a população em outro local, o que seria o plano B.

A reforma da farmácia estava no planejamento desde 2021, quando iniciou com a troca do telhado.

—Essa reforma é imprescindível. É fruto de um trabalho em equipe, vários setores engajados para poder acontecer—, comentou a secretária da Saúde.

A farmácia pública recebe cerca de 50 mil pessoas por ano, e chegou registrar 54 mil atendimentos na Covid-19.

Em 2023, a Secretaria da Saúde criou a lista de medicamentos da atenção básica municipal, a qual o cidadão e todos os profissionais médicos têm acesso e está disponível na página da prefeitura e na internet no site https://famurs.com.br/remume.

Hoje os problemas enfrentados em termos de fornecimento são mais licitatórios, burocráticos que demandam prazos legais de entregas e do processo para compra.

Liliane relatou que todo o cidadão não-me-toquense pode retirar medicação na farmácia pública, independente se a prescrição médica é da rede pública ou privada.

 

NOTA: Todos os textos e imagens disponíveis aqui são protegidos por direito autoral. Podem ser utilizados livremente, desde que acompanhados dos devidos créditos ao autor e/ou fonte. Valorizamos a criação intelectual e acreditamos no respeito aos direitos dos criadores. Compartilhe conhecimento e inspiração, mas lembre-se de reconhecer o trabalho alheio.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir