Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Estrutura e qualidade do ensino da UPF estão entre os motivos que atraíram os intercambistas | Foto: Carla Vailatti

23 de fevereiro de 2024

Intercâmbio: UPF recebe estudantes de seis países neste semestre

Já ouviu conversas em idiomas diferentes do português ao circular pelo campus? Se a resposta for sim, você provavelmente encontrou os estudantes estrangeiros que escolheram a UPF para realizarem intercâmbio. A cada semestre, novos acadêmicos chegam para aproveitarem experiências que vão muito além das salas de aula. Eles fazem novos amigos, aprendem um novo idioma e têm trocas culturais enriquecedoras com a comunidade acadêmica. Neste início de 2024, a Universidade recebe estudantes da Argentina, Cabo Verde, Chile, México, Síria e Estados Unidos.

Da Universidad Viña del Mar, do Chile, vieram quatro estudantes de Fonoaudiologia: Camila González, Javiera Gaete, Mayra Pacheco e Nicoll Peña. Elas optaram por cursar um semestre na UPF em busca de mais conhecimentos sobre motricidade orofacial.

— A UPF é muito bem classificada em termos de habilidades motoras orofaciais, o que não é tão comum no nosso país. Esperamos participar das aulas, ter atividades práticas e aprender muito para sermos boas profissionais —, conta Mayra.

O México também tem quatro representantes neste semestre: Mayra Villegas, estudante de Agronomia da Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla; Odalys Uresti, estudante de Engenharia de Produção da Universidad Autónoma de Coahuila; e Enrique López e Jorge Pérez, estudantes de Engenharia Elétrica da Universidad Autónoma de Coahuila. Enrique destaca que todos foram recebidos com muita gentileza, e que a Universidade possui estruturas completas em todas as áreas.

— A Universidade é super grande e muito bonita, assim como a cidade, que tem todos os estabelecimentos e acho que é tudo muito próximo —, comenta o estudante.

Mexicanos destacaram a estrutura da UPF

Além desses estudantes, completam o grupo de intercambistas Agustín Dura, estudante de Agronomia da Universidad Nacional del Litoral, da Argentina; Melad Doumit, da Universidade de Aleppo, na Síria, que estudará a língua portuguesa neste semestre; e Dennize Varela, que veio de Cabo Verde para estudar Odontologia pelo Programa PEC-G. No fim de março, a UPF receberá ainda uma participante norte-americana do Programa Fulbright, que contribuirá com as aulas de inglês como English Teaching Assistant.

A maior parte dos intercambistas chegou há alguns dias e já está participando das aulas. Na quarta-feira, 21 de fevereiro, a Assessoria Internacional, setor da UPF que está à frente da internacionalização da Universidade e é responsável por toda a acolhida aos estudantes estrangeiros, conduziu o grupo para um tour pelo Campus I. O passeio incluiu diversos espaços que estão à disposição dos acadêmicos, como DCE, Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), Biblioteca Central, pista de atletismo, campos de futebol, piscina térmica e academia.

Fonte: UPF

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir