Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

6 de março de 2024

China é o destaque na área internacional da Expodireto Cotrijal

Sedec atuará diretamente no Pavilhão Internacional durante a feira em Não-Me-Toque. A 24ª edição da feira conta com a presença do maior número de delegações estrangeiras de sua história.

A Expodireto Cotrijal, que acontece entre os dias 4 e 8 de março, em Não-Me-Toque, no Planalto Médio do Estado, chega a sua 24ª edição com a presença do maior número de delegações estrangeiras de sua história. São esperados representantes e expositores de pelo menos 60 países representados por Cambodja, na Ásia, País Basco, na Espanha e como expositores da área internacional China e Vietnã.  Macau, na China, País Basco, na Espanha e Serra Leoa, na África Ocidental, vão participar pela primeira vez da Expodireto Cotrijal atraídos pela tecnologia agrícola disponível na feira. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) estará presente no Pavilhão Internacional durante toda a feira, participando de assinaturas de memorandos de entendimento, seminários e acompanhamento de delegações, entre outras atividades.

Na área internacional, o destaque é para a China, que trará para a Expodireto Cotrijal expositores, importadores, tradings, palestrantes e membros do governo. Também, durante a feira, acontecerá o “4º Seminário China – Brasil da cadeia de suprimentos da Agricultura, Pecuária e Alimentação”. A primeira edição do evento foi realizada de forma virtual na Expodireto Cotrijal 2023. A presença do gigante asiático é um desdobramento da missão internacional do Governo do RS ao país em 2023. Chefiada pelo vice-governador Gabriel Souza e com a participação do titular da Sedec Ernani Polo na comitiva, a viagem teve como alguns de seus objetivos a prospecção de investimentos e o fortalecimento das relações comerciais. Retornam à Expodireto Nigéria, Ghana, China e países árabes

O secretário Ernani Polo tem uma agenda robusta durante a feira durante toda a feira e falou sobre a participação da Sedec no evento.

— Estaremos mais um ano na Expodireto Cotrijal, desta vez ampliando nossas iniciativas no pavilhão internacional, que nesta edição terá um espaço maior e a previsão de um número recorde de países participantes. Destaco que haverá discussões sobre o tema das energias renováveis e transformação energética, fundamental para nosso futuro e uma das prioridades da gestão do governador Eduardo Leite —, disse.

Entre os assuntos que devem ser abordados sobre energia nesta edição da feira estão a geração eólica, solar fotovoltaica e a produção de hidrogênio verde, biodiesel e etanol. A transição energética do carvão mineral para a produção de fertilizantes também deve ser pauta, uma vez que o assunto também interessa a comunidade internacional.

O diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI), Evaldo da Silva Junior, falou sobre a grandiosidade do evento.

— É surpreendente ver que tem autoridades e convidados estrangeiros, importadores e traders que atravessam o planeta para vir a Não-Me-Toque, uma cidade do interior do Rio Grande do Sul com 16 mil habitantes que recebe nesta semana da feira 320 mil visitantes. É algo realmente fantástico.

Sobre a participação da secretaria, disse:

—  Expodireto Cotrijal conseguiu ser a feira mais internacionalizada do agronegócio brasileiro e por isso a importância da participação na Sedec. Vamos estar presentes na atividade de recepção de vários players internacionais, entre importadores e investidores —, concluiu.

Pecanicultura

A abertura de mercado da noz pecan para a China está no foco de estudos de mercado do programa Exporta-RS, coordenado pelo DPCI. Na área internacional, terá a divulgação do setor e da capacidade produtiva do RS, maior produtor brasileiro, responsável por 70% da produção do país. Atualmente, o RS entrega 3 milhões de toneladas, mas tem condições de dobrar, chegando a 6 milhões de toneladas, excedente que não pode ser absorvido pelo país, mas pode ser exportado para a China, principal importador mundial. Na missão à China, ocorrida em novembro, o governo gaúcho levou o pleito para os chineses. No entanto, o Estado, por meio da Sedec, busca consolidar o status sanitário brasileiro para habilitar as exportações para a China.

Outra ação da Sedec na Expodireto Cotrijal será com o Exporta-RS, do DPCI. Partindo do estudo de mercado realizado pelo programa em dezembro de 2023, o Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) e duas empresas associadas irão apresentar suas atuações para o desenvolvimento da pecanicultura e seus produtos e para divulgação desta cultura no Brasil e no mundo, bem como as ações para abrir os mercados que foram relatados no estudo. O Exporta RS é um programa do governo do RS criado em 2016 com o objetivo de realizar pesquisas de mercado gratuitamente para pequenas e médias empresas dos mais diversos setores produtivos do Rio Grande do Sul, auxiliando-as no seu desenvolvimento para exportação e consolidação de sua presença no mercado internacional.

Agências de Fomento

A Sedec também estará presente na Expodireto Cotrijal por meio de suas agências de fomento, Badesul e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que irão atender empreendedores e agricultores. O Badesul irá realizar uma série de assinaturas de contratos de financiamentos com prefeituras e setores agro e empresarial, no montante de R$ 70 milhões. O BRDE irá dispor de R$ 250 milhões para novos contratos na feira, não só para setores mais tradicionais, como aquisição de máquinas e equipamentos, mas também para projetos de irrigação e de inovação.

Assinatura de contratos

Durante a Expodireto Cotrijal também estão previstas assinaturas de contratos via Fundopem voltados para empresas do agro, participação em agendas oficiais do Estado e diversas outras ações com objetivo de promover os produtos e a expertise do agronegócio gaúcho, trocar conhecimentos com diversos países e fomentar possibilidades de investimentos no RS.

— Considero a Expodireto uma feira de excelência mundial, fruto do trabalho dedicado do presidente Nei Manica, diretoria e colaboradores. Tenho convicção de que teremos mais um grande evento, com todo potencial de retorno econômico que ele nos proporciona e repleto de oportunidades de negócios em setores distintos —, destaca o secretário Ernani Polo.

Fonte: Sedec

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir