Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

7 de março de 2024

Futuro da pecuária de leite em debate na Arena Agrodigital

A Arena Agrodigital, espaço de inovação e tecnologia que convida o produtor rural a construir o agro do amanhã, tem sido um dos pontos de importantes palestras na Expodireto Cotrijal 2024. O futuro da pecuária foi o assunto que dominou o palco principal do espaço na terça-feira, 5 de março.

João Henrique Cardoso Costa, professor da Universidade de Vermont (EUA)

O engenheiro agrônomo João Henrique Cardoso Costa (foto) defendeu que a tecnologia é fundamental para o avanço em termos de resultados na pecuária de leite. Brasileiro, que se especializou nas áreas de bem-estar animal e pecuária de precisão, hoje ele é professor da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, e durante a Expodireto Cotrijal falou sobre sua visão em relação a construção de fazendas “smart” para o amanhã.

Ele pontuou que antes de pensar na tecnologia, o produtor precisa entender qual é o problema ou desafio a ser solucionado.

—A esteira ergométrica pode ajudar no emagrecimento, mas se eu utilizar ela e de forma correta. Na produção de leite, o pensamento é o mesmo: comprar uma ferramenta sem aproveitar tudo o que ela me oferece é jogar dinheiro fora—, exemplificou.

Outro aspecto que Costa abordou é a importância dos dados gerados pelas tecnologias. Segundo ele, ter um histórico de dados facilita a tomada de decisão.

—Temos opções no mercado para praticamente todos os desafios da pecuária de leite e para todos os tamanhos de propriedade. O que antes se fazia de forma manual ficou muito mais fácil e completo a partir dessas ferramentas, afirmou, orientando que uma avaliação relevante na hora de definir por alguma opção é considerar o retorno econômico e se vai fornecer histórico de dados.

Precisão gera resultado

Os benefícios do uso dos dados gerados através da inteligência artificial na área de reprodução também foram foco de palestra na Arena Agrodigital. O professor Ronaldo Cerri, da University of British Columbia, no Canadá, destacou que os monitores que já têm esse tipo de tecnologia facilitam a tomada de decisão e tornam mais eficiente o processo produtivo.

Dentre as vantagens está, por exemplo, saber quando o animal retornou ao cio depois do parto e qual a intensidade do período fértil.

—O dia a dia na fazenda é corrido e há muitos detalhes a serem observados. Essas informações simplificam o trabalho e garantem mais assertividade—, analisou.

Uma terceira palestra evidenciou a importância da aplicação da tecnologia nas fábricas de rações, através do CEO da AGPR5, Álvaro Ghedin.

Fique por dentro

A Arena Agrodigital é o espaço de tecnologia e inovação da Expodireto Cotrijal. Com 1660 m² e mais de 30 empresas, startups e hubs de inovação, conta com programação diária de palestras.

Por Mariliane Elisa Cassel | Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir