Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto reprodução

7 de março de 2024

Mal-entendido: Homem preso com faca fez campanha para Bolsonaro, diz irmão

O homem detido com uma faca em Não-Me-Toque, durante visita de Bolsonaro na Expodireto Cotrijal (5/3), é apoiador do ex-presidente e fez campanha para ele. A afirmação foi passada pelo irmão, ao jornal Folha Nordeste. Ele foi detido pela Brigada Militar e liberado logo após prestar esclarecimentos, ainda dentro do parque da feira.

Segundo seu irmão, o homem é morador de Lagoa Vermelha e foi à feira, na cidade de Não-Me-Toque, com o intuito de ver Bolsonaro. Ele chegou a participar de mobilizações bolsonaristas no ano passado.
A detenção, de acordo com o irmão, não teria passado de um mal-entendido. Isso porque, é costume carregar uma faca quando o gaúcho usa o traje típico, como foi o caso.

Segundo a BM, ele não resistiu à abordagem e a faca havia sido comprada dentro da feira, no pavilhão da Agricultura Familiar. O comandante do Comando Regional do Policiamento Ostensivo do Planalto (CRPO/Planalto), Coronel Marco Antônio dos Santos Morais, afirmou que o homem não apresentou ameaça ao ex-presidente.

— No momento da abordagem ele estava a mais de 50 metros de onde estava o ex-presidente. Foi lavrado um termo circunstanciado pelo fato de ele estar com uma arma branca em local de reunião pública. Logo após, a faca foi apreendida, e o homem, liberado — afirmou.

Segundo o comandante, a venda de facas na feira é permitida.

Nas redes sociais, circula um vídeo da abordagem policial com a informação de que seria um atentado ao ex-presidente, o que foi negado pela BM.

O ex-secretário de comunicação do governo Bolsonaro e advogado de Jair Bolsonaro, Fabio Wajngarten, publicou em seu perfil no X (antigo Twitter) um pedido para que a Polícia Federal apure a ocorrência.

 

Na tarde desta quarta-feira (6), a secretaria de Segurança Pública do RS divulgou a seguinte nota:

"No dia 5 de março, por volta das 16h, a Brigada Militar registrou ocorrência por porte de arma branca (faca) nas dependências da feira Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

O suspeito é um homem de 32 anos, natural e residente na região e sem antecedentes criminais. Ele chamou a atenção de populares e dos policiais militares presentes ao evento por estar com o cabo de uma faca aparente no bolso.

Abordado pelos policiais militares, o suspeito argumentou que havia comprado a faca em um dos estandes da feira e apresentou comprovante da compra.

O homem assinou um termo circunstanciado por violação do Artigo 19 da Lei das Contravenções Penais – “trazer consigo arma fora de casa ou de dependência desta, sem licença da autoridade”. O artefato foi apreendido, e o suspeito, liberado.

As autoridades gaúchas ressaltam que estão investigando o caso e que, graças à atuação da Brigada Militar, o suspeito não ofereceu risco aos participantes do evento."

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir