Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Os benefícios da prática da Yoga também foram trabalhados no espaço do Turismo Rural

7 de março de 2024

Turismo Rural sob a ótica da sustentabilidade social e ambiental

 

Os benefícios da prática da Yoga também foram trabalhados no espaço do Turismo Rural

A fim de incentivar o desenvolvimento do turismo rural como uma atividade fundamental na ótica da sustentabilidade social e ambiental das propriedades rurais, contribuindo com ações relacionadas à agricultura de baixo carbono, neste ano a Emater/RS-Ascar contou com a participação de diversos parceiros na parcela do Turismo Rural na Expodireto Cotrijal 2024, mostrando trabalhos e projetos desenvolvidos.

Um dos trabalhos difundidos é a arte em bambu, com a participação do artesão e empresário Nivaldo Feliciano, membro do Conselho Técnico do Centro Brasileiro de Inovação e Sustentabilidade, que está compartilhando a experiência de quem fez um hobby virar um exemplo de economia criativa e sustentável.

—O visitante pode conhecer o potencial do material na construção de um futuro com mais responsabilidade ambiental e se surpreender com as diversas possibilidades do bambu no artesanato—, comentou a coordenadora da parcela, Elaine Pereira.

Uma das idealizadoras do projeto Jardins do Norte Gaúcho, a extensionista rural da Emater/RS-Ascar Dulcenéia Haas Wommer, demonstrou no espaço o poder revolucionário de um jardim para a autoestima das pessoas e comunidades inteiras.

—A oficina Jardins para Além das Flores visa difundir o paisagismo como uma ferramenta transformadora da qualidade de vida das famílias, por meio da promoção de ambientes acolhedores e ambientalmente adequados—, destacou Elaine.

O visitante pode também conhecer o trabalho artesanal com lã de ovelha, realizado pelo Grupo Mãos que Tecem, de Soledade, formado por pessoas dedicadas ao resgate da cultura da lã. Foram apresentadas as etapas para produção de diferentes peças de vestuário e de decoração. “

—É preciso lavar, cardar, fiar e usar a criatividade numa lida à moda antiga, valorizada pela união de esforços e talentos em prol da tradição—, frisou a extensionista.

E os benefícios da prática da Yoga, que alia técnicas de respiração, postura e movimento para alcançar o bem-estar, também foram trabalhados no espaço do Turismo Rural pela professora Sônia Maria da Costa, na oficina “A contemplação da vida através da Yoga”.

—O visitante tem a oportunidade de conferir o que essa técnica tradicional pode fazer por seu corpo e mente, despertando uma sintonia especial consigo mesmo e com a natureza ao redor, sobretudo quando aliada às belezas do interior gaúcho—, completou Elaine.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal 2024
Jornalista Rejane Paludo
Jornalista Vanessa Almeida de Moraes

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir