Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Chuva avança do Uruguai e da Argentina para o Rio Grande do Sul e marcará o começo de uma semana inteira de forte instabilidade no estado e avança com raios na fronteira com o Uruguai | Foto: Erick Krüger Kanofre/A Folha

15 de março de 2024

Chuva começa a avançar após calor de quase 40ºc no fim do Verão

O tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul, no que será o começo de uma longa sequência de dias de fortes instabilidades no estado e que deve persistir até a metade da semana que vem, com alta frequência de chuva e temporais isolados no território gaúcho.

A mudança do tempo ocorre na sequência de uma quinta-feira escaldante no Rio Grande do Sul. O sol chega a aparecer com nuvens em diversas localidades do Rio Grande do Sul nesta sexta, mas a nebulosidade aumenta. Chove principalmente no Oeste, no Centro e no Sul do estado, forte em alguns pontos e com risco de temporais isolados. Já na noite desta quinta chuva e trovoadas atinge setores do Oeste e entre a madrugada e de manhã a instabilidade se desloca para áreas do Centro e do Sul.

Na Metade Norte do Rio Grande do Sul, por sua vez, a chuva será bastante isolada e não chega a ocorrer em todas as cidades nesta sexta-feira. Por isso, localidades acima do paralelo 30ºS terão menor instabilidade nesta sexta e em várias sequer chove, sobretudo mais ao Norte do estado. Nestas áreas, o dia não é tão quente como esta quinta pelo aumento de nuvens, mas segue o calor e vai estar abafado.

Uma massa de ar quente, úmida e muito instável cobrirá o estado até o meio da próxima semana, proporcionando o risco de episódios de chuva intensa localizada e temporais isolados.

— Não choverá o tempo todo e vão ser registrados momentos de melhoria com aberturas e abafamento —, assinala a meteorologista da MetSul Estael Sias.

A massa de ar extremamente instável que atua desde o começo da semana com chuva forte e temporais com raios, granizo e vento no Uruguai e em províncias do Centro da Argentina agora vai passar a influenciar o tempo também no Rio Grande do Sul.

Serão ao menos seis dias seguidos em que as condições estarão propícias para chuva localmente forte e tempestades isoladas, em que podem ocorrer vendavais e queda de granizo em alguns pontos. Embora todas as áreas do estado sejam de risco durante os próximos dias, não se projeta temporais em todas as cidades do estado.

Fonte: MetSul Meteorologia

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir