Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto: Divulgação A Folha

20 de março de 2024

Saúde bucal em dia não dispensa visita regular ao dentista

Foto: Divulgação A Folha

Nesta quarta-feira, dia 20 de março, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal. A data foi estabelecida pela Federação Dentária Internacional (FDI) com o objetivo de inspirar mudanças de comportamento em prol do cuidado da saúde da boca.

—A preocupação com a saúde bucal passa, também, pela boa alimentação, autoestima e, evidentemente, refletindo na saúde do corpo como um todo. A campanha chama atenção a cuidados para evitar os problemas mais comuns, como cáries, tártaro, gengivite e mau hálito, até mais complexos, como a perda de dentes, alterações na mastigação e, inclusive, a detecção do câncer de boca—, explica a cirurgiã-dentista e Coordenadora de Saúde Bucal do Sesc/RS, Aline H. Gagliardi Mota.

Responsável por coordenar as 32 clínicas odontológicas do Sesc/RS espalhadas em 31 cidades gaúchas, a especialista destaca que, além dos cuidados individuais em casa, visitas regulares ao dentista são essenciais para manter saudável esta área do corpo. O ideal, segundo ela, é manter a regularidade de consultas a cada seis meses. Confira a seguir as orientações da especialista.

Prevenção de problemas

Consultas regulares permitem que o dentista identifique problemas dentários em estágios iniciais. Isso inclui cáries, doenças gengivais e outras condições. Quanto mais cedo um problema com a saúde bucal for detectado, mais fácil e menos dispendioso será tratá-lo.

Limpeza profissional

Mesmo com uma boa higiene bucal em casa, há áreas da boca que são difíceis de alcançar com os instrumentos que temos em casa. O dentista realiza uma limpeza profissional, removendo placa bacteriana e tártaro, o que ajuda a prevenir doenças gengivais e as cáries, que são o principal problema de saúde bucal dos brasileiros.

Aconselhamento personalizado

O dentista pode fornecer orientações específicas para a saúde bucal com base nas necessidades individuais de cada paciente. Isso inclui, inclusive, dicas sobre escovação, uso do fio dental, dieta e outros cuidados.

Detecção precoce de câncer de boca

Durante as consultas, o dentista verifica sinais de câncer de boca, doença que afeta os lábios e o interior da cavidade oral. A detecção precoce aumenta as chances de tratamento bem-sucedido. Dados do Atlas da Mortalidade por Câncer (SIM), apontam que 6.338 pessoas morreram em decorrência do tumor no Brasil em 2021.

Monitoramento de tratamentos anteriores

Ao paciente que já passou por tratamentos dentários anteriores, visitas regulares permitem que o dentista avalie o progresso e faça ajustes conforme necessário.

Fonte: Saúde Sesc 

TAGS: oral, dentista, saúde

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir