Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Encenação da história da imigração emocionou o público

25 de março de 2024

Lagoa Fest marca Bicentenário da Imigração Alemã com resgate da história

Encenação da história da imigração emocionou o público

Gastronomia, música, resgate histórico, cultura, potencialidade econômicas e união de esforços, estas são as marcas deixadas pela organização no encerramento da 22ª Lagoa Fest.

Foram três dias de intensa programação — 22, 23 e 24 de março — que atraíram grande público de todas as idades. A estrutura do evento e a programação contemplam uma diversidade de opções que torna a Lagoa Fest uma festa única na região.

A abertura oficial, na noite de sexta-feira, marcou a comemoração dos 32 anos do município e os 200 anos da imigração alemã no Brasil, tema central da Lagoa Fest de 2024.

Entre as autoridades que prestigiaram a abertura estiveram o prefeito Sergio Lasch, a presidente do Núcleo Cultural, Nilve Vera Maldaner, o presidente da Câmara de Vereadores, Diogo Lasch, diretor de Ensino e vice-diretor do Instituto Goethe, Adrian Kissmann, representantes de secretarias do Estado e de deputados, vereadores, secretários municipais, soberanas, prefeitos da região e expositores, além do público.

O espetáculo apresentado na abertura contou de forma emocionante a história da imigração alemã com personagens locais cantando e falando na língua alemã, uma organização do Grupo Folclórico Cultivo do Passado e da Prefeitura Municipal. O espetáculo integra o calendário estadual dos eventos comemorativos aos 200 anos da Imigração Alemã.

Segundo o prefeito Sérgio Lasch, os ideais que criaram o município há 32 anos continuam vivos:

—O sonho que se teve para criar o município continua presente na nossa população, motivando o desenvolvimento econômico e social.

Destacou o trabalho árduo de muitas pessoas, desde funcionários públicos, até cidadãos da comunidade, dos patrocinadores, dos incentivadores, de todos que acreditaram na Lagoa Fest participando como expositor e servindo no setor de gastronomia.

Adrian Kissman, que atua como diretor de Ensino da Língua Alemã no Instituto Goethe, destacou que passados 200 anos, continua significativo o número de pessoas que falam a língua alemã em Lagoa dos Três Cantos:

—É um sinal emocionante ver a língua alemã viva e uma comunidade tão atuante. Pensem na Alemanha como um país de portas abertas a receber os cidadãos de sua origem, onde existe a oportunidade de estudos, de formação, de trabalho, hoje facilitadas pela Lei de imigração de 2022.

Ao longo dos três dias, foram 10 bandas tocando música típica para marcar a Festa da Alegria Germânica.

Texto: Helaine Gnoato Zart | Afolha
Fotos: William Schimidt Roese | Afolha

NOTA: Todos os textos e imagens disponíveis aqui são protegidos por direito autoral. Podem ser utilizados livremente, desde que acompanhados dos devidos créditos ao autor e/ou fonte. Valorizamos a criação intelectual e acreditamos no respeito aos direitos dos criadores. Compartilhe conhecimento e inspiração, mas lembre-se de reconhecer o trabalho alheio.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir