Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto: Reprodução

1 de abril de 2024

SELMAR RISS, O CATURRITA: A jornada de 44 anos como locutor de rádio

Por Erick Krüger Kanofre

Selmar Arnaldo Riss, popularmente conhecido como Caturrita, natural de Linha Caúna, município de Sarandi (RS), antes de ser locutor foi fotógrafo e responsável por colocar para rodar os filmes no cinema. Mas há 44 anos, completados neste mês de março, Selmar trabalha como radialista, dedicado a animar os ouvintes com a velha e boa música germânica.

Com muito humor e simpatia, iniciou a carreira de locução na brincadeira. Todos os sábados, das 14h às 14h30, em Palmeiras das Missões, comandou o Programa do Alemão. Mais tarde, iniciou um programa de duas horas de duração, com o mesmo nome, na cidade de Frederico Westphalen, onde permaneceu por cerca de um ano.

Selmar Riss passou por diversas rádios deste Rio Grande do Sul. Em Carazinho, comentou com um conhecido que gostaria de conhecer o famoso locutor Pica-Pau. Nem imaginava que o locutor estava a poucos metros dele e, neste dia, conheceu Waldemiro Roehrig, que deu vida ao Pica-Pau, por mais de 50 anos.

Selmar, então, recebeu o convite para participar do Programa do Pica Pau, na Rádio Carazinho. Participou como entrevistado e ali nasceu uma parceria que durou 15 anos.

O programa foi acontecendo e Selmar acabou recebendo o apelido de “Alemão”.

—Parecia que o nome “Pica Pau” e “Alemão” não combinava, acabamos fazendo uma enquete e por sugestão dos ouvintes, surgiu o nome do programa Show do Pica-Pau. Foram diversas sugestões e apelidos, e pela escolha dos ouvintes, nasceu o Caturrita—, relata em entrevista na Rádio A Folha, ao radialista William Roese, que você pode assistir no Youtube e no Facebook Rádio e Jornal A Folha.

Morando em Não-Me-Toque há cerca de 20 anos, recebe diversos convites para trabalhar em rádios da região. Com a doença de seu companheiro Waldemiro Roehrig, o Show do Pica-Pau estava interrompido.

No início de 2021, foi convidado pela Rádio A Folha para produzir e comandar um programa de música germânica. De imediato, não quis aceitar a proposta, porque não se via no rádio sem o parceiro que tanto admirou, o Pica-Pau. Mas escutou os pedidos dos seus ouvintes e conversou com o filho de Valdemiro Roehrig, que havia falecido. Recebeu todo o apoio e até pediu que mantivesse o programa vivo, em homenagem a seu pai. Selmar, aceitou a missão com alegria e, hoje, o Programa Show do Pica-Pau permanece ativo com a proposta de levar comunicação e alegria nas tardes de domingo através das ondas da rádio comunitária de Não-Me-Toque e, também dos canais da internet.

— Mesmo perto dos 80 anos de vida, não pretendo parar. Enquanto Deus estiver me dando força e saúde, vou continuar fazendo o programa. Pra eu parar só se fechar a emissora ou me mandar embora. Eu até recebo convites de outras rádios, mas não vou aceitar, eu me sinto em casa, me sinto dentro de uma família. Acho que o “Velhinho” lá do céu vai me dar saúde mais um bom tempo, para eu continuar animando o povo!

Este é Selmar Arnaldo Riss, 79 anos, o Caturrita do Show do Pica-Pau, para orgulho da Associação Radiofusão Comunitária de Não-Me-Toque – Rádio A Folha.

 

Entrevista
Programa especial

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir