Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Foto Ilustração

2 de abril de 2024

Biomédica contribui para atualizar investigação das doenças renais

Biomédica do LabHC participa da publicação do primeiro relato sobre cilindros vacuolados, que observado poderá auxiliar na investigação clínica

Foto Ilustração

A análise do exame de urina é fundamental para identificar diversas alterações na saúde, desde infecções até casos mais graves de insuficiências renais.

O relato da presença de cilindros vacuolados em exames de urina foi investigado em um estudo inédito que teve a colaboração da biomédica Ana Paula Giolo Franz, responsável pelo setor de urinálise e parasitologia do Laboratório de Análises Clínicas do HCPF - LabHC. Esta pesquisa foi publicada no periódico internacional Kidney 360.

O objetivo do estudo era obter uma melhor compreensão da relevância clínica dos cilindros vacuolares, estabelecendo um grupo colaborativo multinacional em busca de casos em que eles foram identificados.

—A publicação deste trabalho permite que esses cilindros sejam identificados e relatados nos laudos quando observados, o que poderá auxiliar na investigação clínica—, frisou Ana Paula.

Para esta investigação - a primeira a descrever a presença dos cilindros - foram reunidos dados do Brasil e de outros países, com a maior parte dos dados proveniente do Ochsner Medical Center - New Orleans.

—Com base nos casos compilados, observou-se que praticamente todos os pacientes apresentavam proteinúria, com mais de 80% deles na faixa nefrótica. Aqueles submetidos à biópsia renal revelaram glomerulopatias, sendo os diagnósticos mais comuns nefropatia diabética, arterionefroesclerose, podocitopatia, glomerulonefrite proliferativa e microangiopatia trombótica. Uma proporção significativa dos pacientes encontrava-se em estágios avançados de doença renal crônica ou progrediu para DRC—, explicou a biomédica Ana Paula.

Por Natieli Batistela
Comunicação Social Hospital de Clínicas Passo Fundo

O acesso ao artigo na íntegra para leitura pode ser realizado através do link:

https://journals.lww.com/kidney360/fulltext/2024/02000/urinary_vacuolar_casts_are_a_unique_type_of_casts.8.aspx

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir