Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

3 de abril de 2024

Chuva e temporais avançam após calor histórico e recorde para abril

A MetSul Meteorologia alerta que uma frente fria vai mudar o tempo no Rio Grande do Sul depois de uma quarta-feira marcada por intenso calor para abril em algumas regiões do estado.

A aproximação da frente fria trouxe o ingresso de ar mais quente para o estado durante esta quarta-feira, o que favoreceu um significativo aquecimento com máximas muito altas para abril e que passaram dos 35ºC em algumas cidades, especialmente do Norte e do Noroeste do estado.

Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, as maiores máximas desta quarta foram de 34,4ºC em São Luiz Gonzaga; 34,1ºC em Ibirubá; 33,7ºC em Passo Fundo; e 33,3ºC em Cruz Alta.

As máximas de Serafina Corrêa (33,9ºC) e de Passo Fundo (33,7ºC) são por demais altas para esta época do ano em se tratando de locais de maior altitude, na Serra e no Planalto Médio, respectivamente.

Com a grande mudança no tempo iniciada na noite de quarta-feira, a partir da fronteira com o Uruguai, provoca muito raios, chuva que pode ser forte a intensa em alguns pontos, e possibilidade de temporais com rajadas de vento forte.

A imagem do satélite GOES-16 abaixo, das 19h de quarta-feira, mostra nuvens muito carregadas, de grande desenvolvimento vertical, com potencial para tempo severo, acompanhando a linha de instabilidade que ingressa pelo Oeste e a fronteira na dianteira da frente fria.


O avanço da frente fria traz aumento de nuvens e chuva para a maioria das regiões nesta quinta. Chove desde cedo no Oeste e no Sul. No decorrer do dia, a instabilidade avança com chuva irregular e mal distribuída pelo estado. Várias cidades da Metade Norte ainda terão horas de sol e nuvens antes da instabilidade nesta quinta.

Na sexta, a instabilidade ainda afeta o estado em parte do dia, sobretudo área do Centro e da Metade Norte, enquanto pelo Oeste e o Sul vai começar a avançar ar mais seco e frio que trará um sábado no estado de sol e temperatura agradável, tipicamente de abril.

A trégua da chuva, porém, será breve. A previsão da MetSul indica que parte do estado voltará a ter instabilidade no domingo, inclusive com risco de chuva localmente forte e de alguns temporais isolados. Porto Alegre é uma das cidades que podem ter chuva forte no domingo.

Fonte: MetSul

https://metsul.com/chuva-e-temporais-avancam-apos-calor-historico-e-recorde-para-abril/

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir