Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Foto: Escola Cívica

11 de abril de 2024

Superando as barreiras de aprender um novo idioma

A Escola Cívica recebeu nesse ano uma aluna nova, vinda do Haiti. Longe dos pais e irmão (que nasceu no Brasil), Vanessa veio juntamente com seu irmão mais velho viver no Brasil, estando a família reunida novamente.

Porém, a única barreira que a Escola se deparou foi na questão do idioma, Vanessa fala francês e não português.

Sua chegada na Escola foi motivo de alegria por todos os alunos e principalmente pela turma 91, que agora é sua turma. Prontamente os colegas a receberam com muita alegria e entusiasmo para ajudar ela no desafio de aprender nosso idioma.

Foram adotadas várias estratégias para ajudar Vanessa nesse processo, uso de celular com tradutor, uso de tablet com tradutor, os professores adaptando a aula e atividades com a utilização de um chromebook para ela, colegas a acompanhando durante o recreio e também nas aulas, mostrando na prática expressões e palavras novas para ir aprendendo coisas básicas do dia a dia, ou seja, a persistência é a chave para o sucesso. O envolvimento de Vanessa em todas as atividades da escola no dia a dia também foi uma maneira eficaz de aprimorar suas habilidades linguísticas.

Outra ação adotada pela escola foi de proporcionar para Vanessa aulas extras no turno inverso com professores que trabalham reforço escolar com os alunos. Participar desse grupo de reforço e também sendo atendida individualmente pelos professores, possibilita que ela consiga ir conversando e interagindo com outros colegas, sendo uma maneira poderosa de melhorar suas habilidades de comunicação e compreensão do idioma. Sem falar dos recursos online, como aplicativos de idiomas, tutoriais em vídeo, que oferecem suporte ao aprendizado de novas culturas e novos idiomas.

Fonte: Ecmef Profº Iraldo Â. Borghetti

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir