Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Foto: Djoni Wagner | Especial AFolha

15 de abril de 2024

Chuva intensa e temporais isolados nesta segunda

Foto: Djoni Wagner | Especial AFolha

O Oeste do Rio Grande do Sul começou a sofrer com enchente na região de Quaraí enquanto a chuva já somou perto de 300 mm em pontos do Litoral Norte gaúcho junto à Serra na região de Torres, no início da tarde de domingo (14/4). Foi o efeito de dias seguidos de chuva no estado e com acumulados localmente excessivos a extremo.

Em Quaraí, na fronteira com o Uruguai, no Oeste gaúcho, a ponte que dá acesso à Vila Gaudêncio Conceição amanheceu coberta de água no domingo, após a chuva intensa dos últimos dias e que provocou uma forte elevação do nível do Rio Quaraí, que divide as cidades de Quaraí (Brasil) e Artigas (Uruguai).

No fim da manhã de domingo, o nível do Rio Quaraí estava em 8,70 metros e subia rapidamente na régua de medição do lado uruguaio. As autoridades uruguaias estimam que o Rio Quaraí pode passar de 10,20 metros e superar a cota de alerta com previsão de mais chuva forte.

De acordo com dados de estações meteorológicas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, os maiores volumes de chuva nos últimos cinco dias no Rio Grande do Sul, desde que teve início o período de instabilidade até o meio-dia deste domingo, foram de 161 mm em Tupanciretã, 124 mm em Ibirubá, 121 mm em Dom Pedrito e 120 mm em Santiago.
No Litoral Norte do Rio Grande do Sul, Morrinhos do Sul anotou 268 mm. O dado confirma o alerta de que a chuva poderia ser extrema em áreas junto aos morros da Serra do Mar perto de Torres por precipitação orográfica enquanto nas praias não choveria tanto. No lado catarinense, a chuva passou de 300 mm na encosta da Serra.

CHUVA PODE TRAZER MAIS PROBLEMAS

A MetSul Meteorologia alerta que os problemas por excesso de chuva tendem a se agravar no Rio Grande do Sul com previsão de mais precipitação, e volumosa em diversas áreas, até a terça-feira com a formação de um ciclone e a posterior passagem de uma frente fria pelo estado.

Nesta segunda-feira (15), a chuva atinge outra vez grande parte do estado. A instabilidade será maior na Metade Oeste e em locais da Metade Norte. Podem ocorrer alguns temporais isolados. Esta frente se desloca pelo Rio Grande do Sul durante a terça-feira com provável chuva localmente forte e a possibilidade de alguns temporais.

Fonte: Metsul

https://metsul.com/enchente-no-oeste-e-chuva-de-quase-300-mm-no-litoral-norte-gaucho/?fbclid=IwAR3zQKMW29O-ILg23QDDIUa-UsQ4jFQ-3uCM8-Bd-cOqEjYjFKo0_3rheXg

TAGS: enchente, chuvas

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir