Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Alunos aprenderam que a vida é como uma colcha de retalhos, feita de memórias, conhecimento e vivências individuais e coletivas Foto: Divulgação

15 de abril de 2024

Os 110 anos da Escola Sete, o conhecimento e a colcha de retalhos

Alunos aprenderam que a vida é como uma colcha de retalhos, feita de memórias, conhecimento e vivências individuais e coletivas
Foto: Divulgação
Por Erick Krüger Kanofre

Nesse ano, a Escola Sinodal Sete de Setembro completa 110 anos de fundação (7/9/1914), e para comemorar, o educandário preparou o projeto “Histórias que constroem”. Este projeto, começou com a Semana do Conhecimento, realizada de 1º a 5 de abril, cuja finalidade é transmitir mais conhecimento de vida aos alunos, oportunizar a troca de aprendizado com pessoas da comunidade não-me-toquense, e promover vivências e experiências.

A encenação da história “A Colcha de Retalhos”, autoria de Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro Silva, pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, para todas as turmas da Educação Infantil, abriu a Semana do Conhecimento.

Profissionais de diferentes áreas foram convidados a contar sua história de vida, como o médico pediatra Édio Krüger Penno, e a fotógrafa Tita. A professora Elaine Frühauf, que atuou na escola até sua aposentadoria, conversou sobre o tema “Brincando, construindo memórias e histórias”. Também ex-professora da escola Sílvia Trentin, Dra. em Processos Cognitivos (PUC-SP), fez uma participação especial por vídeo.

Um momento para professores e pais dos alunos da Educação Infantil ocorreu à noite, com a participação da pedagoga e psicóloga Eliane Birk Schuster, que tratou do tema “Educar a criança nos dias atuais: desafios da escola e da família”.

E para finalizar a Semana do Conhecimento, a escola contou com a presença especial de Dona Ilse Graeff, avó de alunos e mãe da professora Sandra. Ela contou sua vida, sua vivência como avó e a vida de costureira. A atividade fechou com a montagem (costura e acabamento) da colcha de retalhos, cujos pedaços foram confeccionados pelos próprios alunos.

Fotos: Divulgação Escola Sete
Alunos encenaram o texto A Colha de Retalhos
Foto: Divulgação

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir