Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Obra foi retomada no início do ano e deve abrigar central de análise do batalhão abrangendo 94 cidades do norte do Rio Grande do Sul | Foto: Jéssica França/ON

25 de abril de 2024

Novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar inaugura em outubro em Passo Fundo

O Corpo de Bombeiros Militar de Passo Fundo deve passar a contar até o fim do ano com uma nova estrutura, qualificando ainda mais o trabalho desenvolvido pela corporação. O novo quartel onde funcionava a 1ª Companhia de Bombeiro Militar (CiaBM) – Estação Alebrante, tem a previsão de ser entregue no dia 10 de outubro.

A obra foi retomada em janeiro deste ano, segundo o comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, major Alessandro Vicente Bauer, que explicou que mesmo iniciando em 2019, o trabalho sofreu atrasos devido ao período da pandemia da Covid-19.

— A primeira fase da obra foi realizada em 2019, onde foi feita a parte de pré-moldados. Na pandemia tivemos duas licitações fracassadas como o preço dos materiais subiram muito não apareceu interessados e tivemos uma licitação onde a empresa foi desclassificada. Esse foi um período difícil porque havia muita variação de preços, agora que estabilizou, foi feita nova licitação e a empresa retomou a obra em 10 de janeiro —, contou.

O prédio localizado entre a Avenida Brasil e a Rua Dr. Bozano no Bairro Petrópolis, contará com três andares de edificação, espaço amplo para abrigar diversos setores do Corpo de Bombeiros que tem atuação regional.

— Vai abrigar a central de análise do batalhão, que além de Passo Fundo, tem mais 9 quartéis, isso corresponde a 94 cidades do norte do estado. Teremos a central de todas as análises de Planos de Proteção Contra Incêndio (PPCIS), vai ter a central de disparos de ocorrências do 193 para municípios como de Carazinho, Getúlio Vargas, entre outros —, disse.

O novo quartel contará com um posto avançado de ocorrência de emergências onde vai abrigar uma viatura de resgate e uma do Corpo de Bombeiros.

— O quartel é de extrema relevância, ele fica no Bairro Petrópolis e poderá atender toda a parte da região da rodoviária onde hoje temos muitas ocorrências, além de ficar próximo a saída que vai a Erechim, Carazinho, Lagoa Vermelha —, finalizou.

Investimento

O investimento para construção do novo quartel é de R$1.7 milhão com uma contrapartida de R$ 650 mil do município de Passo Fundo e de recursos federais, através do deputado federal Luciano Azevedo.

Novo prédio

Com uma área de 1.248,85 m² o prédio é composto por três pavimentos, elevador, contando com uma infraestrutura moderna. O primeiro pavimento deve contar com alojamentos, vestiários, sala de inspeção, rouparia, lavagem de veículos, assepsia, garagem, lavabo e DML. O segundo andar contará com sala para atendimento de protocolos, banheiros, cozinha, auditório e sala de arquivo geral. Já o terceiro e último pavimento contará com salas de atendimento, sala para analistas, sala de reuniões, sala para as chefias, DML, banheiros, copa e alojamento.

Em 26 de dezembro de 1949 que o Corpo de Bombeiros foi inaugurado com sede em Passo Fundo, hoje o 7º BBM atende 132 municípios e possui unidades em Passo Fundo, Carazinho, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Soledade, Erechim, Guaporé, Lagoa Vermelha, Getúlio Vargas e Nonoai.

Fonte: Jornal O Nacional

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir