Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Sistema de pulverização seletiva é uma aposta para um país no qual cresce a atuação do agronegócio e necessidade do uso consciente de defensivos agrícolas

30 de abril de 2024

Empresa do RS cria IA para agricultura que analisa 3,3 milhões de imagens por hora

Sistema de pulverização seletiva é uma aposta para um país no qual cresce a atuação do agronegócio e necessidade do uso consciente de defensivos agrícolas (Foto: Divulgação)

Os produtores têm investido no uso consciente de defensivos agrícolas. No Brasil, um sistema com Inteligência Artificial (IA) é capaz de reduzir os custos com herbicidas e garantir sustentabilidade com a análise de 3,3 milhões de imagens por hora.

Trata-se do Save Farm, produzido pela Eirene Solutions. É um sensor que realiza a leitura da área de cultivo para pulverização seletiva na agricultura. Com isso, a tecnologia pode reduzir os gastos com esses produtos em 75,4% em média, mas a empresa já registrou casos que chegam a 98% de economia no uso de defensivos agrícolas.

Como funciona

Com a integração de sensores, câmaras de alta resolução, IA e processamento de imagens, o SaveFarm pode ser instalado em qualquer tipo de pulverizador para tornar o trabalho no campo mais assertivo. A tecnologia funciona da seguinte forma: o sensor identifica as ervas daninhas em meio à plantação e indica locais em que a aplicação de defensivos agrícolas é necessária. A partir disso, o produto é liberado somente nas ervas daninhas. O sistema consegue captar 30 imagens por segundo, e analisa 27 milhões de pixels por segundo em cada máquina com a tecnologia.

De acordo com Eduardo Marckmann, CEO da empresa, a identificação de quais plantas precisam receber os produtos é feita por meio de parâmetros analisados pela IA.

—Os sensores capturam a morfologia da planta, as cores, o tamanho, comparam com solo, largura de plantio, realizam cálculos computacionais complexos, mas entregam de forma simples a informação para que qualquer operador consiga usar a ferramenta sem dificuldade—, explica.

O sistema é acoplado com suporte em inox com alta durabilidade. As câmaras são posicionadas a cada 1 metro de barra do pulverizador e controlam de 2 a 4 bicos de pulverização por câmara, em espaçamentos de 50cm, 35cm ou 25cm entre os bicos. Dentro da cabine da máquina agrícola, é instalada e configurada a tela de interface de controle, por meio da qual os operadores que estão no comando podem definir a taxa e o modo de aplicação do produto.

—As principais vantagens de dispor da plataforma junto ao pulverizador é saber exatamente onde, quando e quanto o equipamento está aplicando e gerando economia, bem como dispor de mapas e relatórios que auxiliam no entendimento da dispersão de ervas daninhas nas áreas e das melhores estratégias de controle para que elas sejam contidas em meio à produção—, explica Marckmann.

As câmaras são posicionadas a cada 1 metro de barra do pulverizador e controlam de 2 a 4 bicos de pulverização por câmara (Foto: Divulgação)

 Sustentabilidade

Um dos principais benefícios de utilizar a IA na precisão dos pulverizadores é a sustentabilidade ambiental. O sistema desenvolvido no Brasil, com a diminuição do uso de defensivos agrícolas, também reduz a necessidade do descarte de embalagens, além de demandar menor quantidade de água.

A tecnologia também necessita de menor queima de combustíveis. No uso de óleo diesel, a redução no consumo pode ficar entre 5 a 12 %. Essa economia é atribuída à capacidade de cobrir uma maior extensão de hectares por tanque de pulverização. Isso elimina a necessidade frequente de deslocamento até pontos de abastecimentos, o que possibilita mitigar os danos ao meio ambiente pela queima do combustível.

Fonte: Eirene Solutions
Fotografias: Divulgação

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir