Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Foto: Divulgação Aneel

1 de maio de 2024

Acionado Plano de Emergência nas usinas do Jacuí 

Foto: Divulgação Aneel

O Plano de Atendimento às emergências está sendo executado pelas Defesas Civis Municipal e Estadual do Rio Grande do Sul e acompanhado pela Aneel

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informa que está monitorando de perto a situação da barragem da UHE Dona Francisca que teve o Plano de Ação de Emergência acionado após intensas chuvas nos municípios adjacentes ao rio Jacuí, no Rio Grande do Sul. Com o maior volume de chuvas, foram verificadas afluências históricas na usina, atingindo a capacidade máxima do vertedouro (vazões de 10.600 m³/s, equivalente a cheia decamilenar da barragem). Diante disso, o Plano de Emergência foi acionado, sendo estabelecido o nível de resposta de Atenção, com o aviso das Defesas Civis municipais e Estadual.

A população afetada presente na Zona de Autossalvamento está localizada nos municípios gaúchos de Nova Palma, Agudo, Dona Francisca, perfazendo um total de 640 pessoas. Já na Zona de Segurança Secundária, a população afetada perfaz um total de 5.270 habitantes, localizados nos municípios de Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Restinga Seca, Paraíso do Sul, Formigueiro, São Sepé e Cachoeira do Sul.

A Aneel irá publicar boletins para informar as condições de segurança na região afetada pela barragem.

Fonte: Aneel
Rio Jacuí começa a aumentar o volume de água, em Espumoso, imagem da ponte sobre o Arroio Tigreiro na manhã de 1º de maio
Foto: Rede social

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir