Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

Vale do Sinos está sob as águas | NICO AZEVEDO/GRUPO EDITORIAL SINOS

6 de maio de 2024

Catástrofe no Rio Grande do Sul: Veja onde a situação melhora e piora

O pior já passou no Vale do Taquari, no Centro do estado e na Serra, onde os níveis dos rios estão baixando de forma continuada desde o final da semana passada. A região mais crítica é Porto Alegre e região metropolitana, de acordo com a avalição da MetSul Meteorologia.

O nível do Rio dos Sinos já começou a recuar no Vale do Sinos, mas segue excepcionalmente alto. O pico de vazão do Sinos estará neste começo de semana na parte final da bacia, entre Esteio e Canoas. O vale, entretanto, segue alagado com muitas áreas de inundação em cidades do eixo da BR-116 de Campo Bom até Canoas. Na cidade de Canoas, o nível ainda estará em marcas dramaticamente elevados.

Em Porto Alegre, o Guaíba atingiu hoje 5,30 metros, mais de meio metro acima da cota de 1941. No momento, a tendência é de estabilização. A tendência é cair abaixo de 5,00 metros entre esta segunda e a terça e abaixo da cota de transbordamento de 3,00 metros no decorrer da semana.

O Guaíba seguirá em cota de cheia, superior a 2 metros, por muito tempo. A enchente, assim, vai durar muitos dias ainda, especialmente com o Jacuí altíssimo entre o meio e o final da bacia, o que vai manter muitos bairros da capital sem água e luz ainda por período prolongado.

O vento Norte sopra até quarta-feira, dando vazão às águas para a Lagoa dos Patos. O ingresso de vento Sul com ar mais frio deve ocorrer na quinta, mas o vento Sul não deve ser muito forte.

Onde piora e muito a situação no decorrer desta semana é na região da Lagoa dos Patos e seu entono, para onde vai a quantidade descomunal de água da Grande Porto Alegre. Cidades costeiras, como Pelotas e Rio Grande, terão inundações e que serão severas.

Fonte: MetSul Meteorologia

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir