Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

14 de maio de 2024

SOS RS: Deputado Giovani Cherini defende a quitação da dívida do estado com a União

Na manhã desta terça-feira (14), a bancada federal gaúcha se reuniu para abordar sobre o maior desastre climático do país que assolam o Rio Grande do Sul nas últimas semanas. A sessão, realizada de forma híbrida, contou com a presença de parlamentares na Câmara dos Deputados, em Brasília, e de outros participantes conectados, direto do RS.

O deputado federal Giovani Cherini abordou a urgência e emergência de medidas para lidar com a crise. Cherini enfatizou a necessidade de ação imediata por parte da bancada, propondo a quitação da dívida que o estado do Rio Grande do Sul mantém com o governo federal como uma medida crucial para aliviar o caos financeiro causado pelas inundações, tendo em vista que o valor para reconstrução Estado é bem maior do que o valor da dívida que o RS possui com a União.

Além disso, Cherini, que já ocupou o cargo de coordenador da bancada, defendeu pelo aumento do repasse de parcelas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e pela destinação de recursos adicionais aos hospitais da região. Ele ressaltou a importância dessas instituições, que têm sido fundamentais no pós-resgate e tratamento das vítimas das enchentes, e argumentou que um suporte financeiro adicional é necessário para garantir que possam continuar operando de forma eficaz.

A reunião representou um esforço conjunto dos representantes gaúchos para abordar os desafios enfrentados pelo estado diante da atual crise climática sem precedentes enfrentada e que precisará de todo o tipo de esforço para reconstruir a economia, agricultura e demais forças produtivas.

Suspensão da dívida por três anos

Foi anunciada, na tarde de segunda-feira (13/5), a suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União por três anos. A decisão foi apresentada em reunião on-line entre o governador Eduardo Leite, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Fontes:
Assessoria deputado Cherini
Secom RS

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir